Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu um estado de coisas inconstitucional nas prisões brasileiras, diante da violação generalizada de direitos fundamentais, da dignidade e da integridade física e psíquica das pessoas sob custódia em estabelecimentos penais. Nesse contexto marcado por sistemática violação de direitos, o STF, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, determinou a elaboração e a execução de um Plano Nacional e respectivos planos estaduais, a fim de reverter esse quadro em definitivo.
A participação de diversas instituições públicas e da sociedade civil é um dos requisitos para a elaboração do Pena Justa, que será um compromisso com soluções eficazes, contínuas, estruturadas e resultados conjuntos, de responsabilização coletiva.
O objetivo da consulta pública é coletar contribuições para o desenvolvimento do plano estadual, alinhado ao plano nacional elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ficará aberta de 09 de abril a 02de maio de 2025.
Participe da Consulta Pública: Pena Justa, o Plano estadual da Paraíba, para enfrentamento do estado de coisas inconstitucional nas prisões.
O plano Pena Justa propõe um sistema prisional que contribua para a segurança de todas e todos, baseado em responsabilizações justas e eficazes, favorecendo a reinserção social pós-cárcere e o desenvolvimento nacional em um sentido amplo.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: cepppb@gmail.com
_______
Ascom=Seap/PB
Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
Geral Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Geral Estado de SP deve ter chuva e ventos intensos até a próxima terça
Geral Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Geral Jornalista da TV Brasil conquista 2º lugar em prêmio do MPRS Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva