A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui a aporofobia como tema transversal dos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Aporofobia é definida como a aversão, a
rejeição, o medo, a hostilidade, o desprezo ou o ódio às pessoas por sua condição de pobreza ou de miséria.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que já prevê, entre os temas transversais dos currículos, conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher.
O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), ao Projeto de Lei 355/24 , do deputado Reimont (PT-RJ). O projeto original institui campanha permanente de combate à aporofobia nas escolas públicas e privadas do Brasil.
“Os temas transversais compreendem assuntos contemporâneos presentes em diversas áreas do conhecimento e que são relevantes para a compreensão do mundo atual”, explica Tabata Amaral. “Implicará a produção e a distribuição de material didático e consequentemente à formação docente para sua condução”, acrescenta.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que exige placas em Braille e mapas táteis em estações de transporte
Câmara Comissão aprova projeto que garante segurança a conselheiros tutelares
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova título para Franca, em SP, e homenagem à Festa da Penha no ES
Câmara Comissão aprova criação da Semana Nacional do Estatuto da Juventude
Câmara Comissão aprova prazos para municípios atualizarem regras de instalação de antenas
Câmara Comissão aprova requisição de dados de redes sociais em caso de violência doméstica Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva