O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), firmou, nessa sexta-feira (16), um protocolo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Sousa para o desenvolvimento conjunto de ações científicas nas áreas de paleontologia e arqueologia na região da Bacia do Rio do Peixe.
O acordo, assinado em uma reunião entre o secretário da Secties, Claudio Furtado, e o prefeito de Sousa, Helder Carvalho, no prédio do Procon do Município, estabelece a colaboração entre as instituições para apoiar pesquisas, promover escavações, preservar o patrimônio fossilífero e incentivar projetos de educação ambiental e turismo científico-cultural.
Claudio Furtado destacou a importância da parceria para o avanço da ciência no Sertão paraibano: “Essa assinatura ampliará o apoio técnico e científico às pesquisas locais, fortalecendo ações que o Governo da Paraíba já vem desenvolvendo, como as ações que compõem o Complexo Científico do Sertão. A cooperação é fundamental para valorizar nosso patrimônio natural e para promover o desenvolvimento sustentável por meio da ciência e da inovação”, disse.
Além disso, na ocasião, foi anunciada a criação de uma especialização em Paleontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que será ofertada na cidade.
O prefeito de Sousa, Helder Carvalho, ressaltou os benefícios da cooperação para o município. “Esse acordo abre muitas portas para Sousa. Além de proteger nosso patrimônio, a especialização em Paleontologia vai preparar novos profissionais e consolidar Sousa como referência nacional na área, produção científica voltada para a valorização do patrimônio natural da região”, comentou.
A parceria é fruto de diálogos iniciados no I Congresso Internacional e Paleontologia, realizado na cidade de Sousa em março deste ano. O evento atraiu investimentos e oportunidades para a região.
Entenda o protocolo - O protocolo tem o objetivo de estabelecer ações conjuntas entre a Secties e a Prefeitura de Sousa para apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural na região da Bacia do Rio do Peixe, com foco especial nas áreas de paleontologia e arqueologia.
Entre os compromissos firmados no protocolo estão: Apoio técnico às pesquisas científicas desenvolvidas em áreas fossilíferas e arqueológicas; Cooperação em ações de escavação e manejo de fósseis; Desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica; Promoção de ações de turismo de base científica e cultural; Apoio à formação de pesquisadores e ao fortalecimento da infraestrutura científica local.


Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
Geral Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Geral Estado de SP deve ter chuva e ventos intensos até a próxima terça
Geral Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Geral Jornalista da TV Brasil conquista 2º lugar em prêmio do MPRS Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva