Domingo, 14 de Dezembro de 2025 09:20
(61) 99213-8686
Senado Federal Segurança Pública

Senado aprova PEC, com DNA paraibano, para inserir guardas municipais e agentes de trânsito no sistema de segurança pública

O senador Efraim relatou proposta apresentada por Veneziano e conseguiu aprovação unanime dos senadores presentes na votação em plenário

28/05/2025 07h07
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Fotos: Divulgação/Assessoria
Fotos: Divulgação/Assessoria

O relatório favorável do senador Efraim Filho (União Brasil-PB) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que insere guardas municipais e agentes de trânsito na categoria de profissionais da segurança pública, foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Senado na noite dessa terça-feira (27).

"Trabalhamos com muita dedicação para construir esse relatório e é recompensador ver a aprovação por unanimidade. Considero uma grande conquista para a segurança pública e para o povo brasileiro", disse Efraim após conseguir 65 votos a favor do seu relatório. Eram necessários, no mínimo, 49.

"É mais segurança para a população e uma vitória do cidadão brasileiro que poderá ter mais proteção nas ruas. E essa conquista foi com dobradinha paraibana", ressaltou Efraim, lembrando que a proposta foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

A PEC 37 amplia a composição do sistema de segurança pública no país, incorporando à Constituição Federal uma previsão já estabelecida pela Lei 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e elenca os agentes de trânsito como integrantes do sistema de segurança. A medida confere mais reconhecimento e segurança jurídica às duas categorias, além de garantir o mesmo tratamento oferecido a outros profissionais da segurança pública.

O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.