O relatório favorável do senador Efraim Filho (União Brasil-PB) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que insere guardas municipais e agentes de trânsito na categoria de profissionais da segurança pública, foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Senado na noite dessa terça-feira (27).

"Trabalhamos com muita dedicação para construir esse relatório e é recompensador ver a aprovação por unanimidade. Considero uma grande conquista para a segurança pública e para o povo brasileiro", disse Efraim após conseguir 65 votos a favor do seu relatório. Eram necessários, no mínimo, 49.
"É mais segurança para a população e uma vitória do cidadão brasileiro que poderá ter mais proteção nas ruas. E essa conquista foi com dobradinha paraibana", ressaltou Efraim, lembrando que a proposta foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

A PEC 37 amplia a composição do sistema de segurança pública no país, incorporando à Constituição Federal uma previsão já estabelecida pela Lei 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e elenca os agentes de trânsito como integrantes do sistema de segurança. A medida confere mais reconhecimento e segurança jurídica às duas categorias, além de garantir o mesmo tratamento oferecido a outros profissionais da segurança pública.
O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Senado Federal Girão diz que deputado Van Hatten sofre perseguição política por criticar poderosos
Senado Federal Sessão destaca novo índice para avaliar universidades empreendedoras
Senado Federal Novo prazo para regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira vai a sanção
Senado Federal Debate pede fortalecimento dos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+
Senado Federal Sessão especial destaca importância do RenovaBio na pauta ambiental
Senado Federal Com 73 matérias votadas, CAE garantiu isenção do IR e taxação de bets Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva