O Estado da Paraíba sediou nesta sexta-feira, (30), no Auditório do Sindicato dos Bancários, a Oficina Territorial da Zona da Mata Norte do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar (PNAF) com entidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Paraíba é um dos nove estados brasileiros escolhidos para sediar o programa piloto do PNAF, uma iniciativa do Governo Federal, gerido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) e Governos estaduais. Os outros Estados são: Rio Grande do Sul, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Piauí e o Distrito Federal.
Para a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Luciana Leal, a realização da oficina na Paraíba é importante “por qualificar a ação das entidades que adquirem (compram) e aquelas que recebem os alimentos comprados da Agricultura Familiar, orientando a forma de manipular da maneira correta para melhor aproveitar o alimento em sua totalidade. Nós, enquanto diretoria, temos a função de capacitar as entidades para que não tenhamos perda na qualidade do alimento que chegará na mesa do beneficiário”, destacou.
O gerente de Operações da Conab, Anderson Mauricio, enfatizou a importância e objetivo da oficina. “Essa oficina é importante porque vamos discutir sobre temas relevantes como o controle social do PAA, como sabemos é um programa federal que beneficia os grandes municípios, até pequenos municípios, com a aquisição e a doação de alimentos para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. E o controle social faz um papel muito importante, que é a fiscalização ao longo da execução dessa política com a participação de todos os atores sociais. E hoje estamos debatendo com o objetivo de multiplicar esses atores sociais para que possam participar dessa fiscalização junto ao Programa do PAA”, observou.
O professor do Instituto Federal do Maranhão e integrante da coordenação do Programa, Diogo Sardinha, por sua vez, lembrou que o PNAF é dividido em etapas, adiantando que está sendo executada a etapa 2, que é realizado junto aos recebedores. “O objetivo do programa é fortalecer o PNAF nas regiões dos nove estados onde realizamos as oficinas, com informação para qualificar esses produtores, conhecer quais as dificuldades que eles têm para chegar aos beneficiados e posteriormente entregues a essa população. É um projeto piloto que a Conab pretende dar continuidade e levar para todos os territórios brasileiros. E a Paraíba foi escolhida por ser um estado que tem destaque nacional na questão da agricultura familiar, com representatividade dos diversos povos: agricultores, comunidades tradicionais, um território muito eclético”, declarou Diogo.
Palestra- O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi destaque na oficina territorial com a palestra ministrada pelas nutricionistas Yasmin Tibúrcio e Lucas Coutinho, da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Sedh. A palestra teve como tema: “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos no Recebimento, Conservação e Distribuição”.
“A palestra visa orientar as entidades recebedoras dos produtos do PAA quanto aos cuidados que devem ser tomados durante todo o processo de manipulação desses alimentos, desde sua chegada nas unidades até a entrega à população beneficiada, garantindo a qualidade, a segurança e o valor nutricional destes alimentos de forma integral”, destacou Yasmin Tibúrcio.
















Geral Em Embu-Guaçu, em SP, apagão deixa 61% dos moradores sem luz
Geral Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
Geral Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
Geral Estado de SP deve ter chuva e ventos intensos até a próxima terça
Geral Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Geral Jornalista da TV Brasil conquista 2º lugar em prêmio do MPRS Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva