O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um conjunto de medidas relacionadas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) , via decreto e Medida Provisória, voltado para recalibrar o imposto e aumentar a arrecadação.
De acordo com o Ministério da Fazenda, as medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de lideranças das Casas Legislativas .
>> Acesse aqui o Decreto 12.499
>> Acesse aqui a Medida Provisória 1.303
O governo anunciou, no final de maio, um bloqueio e um contingenciamento de cerca de R$ 30 bilhões para atingir a meta definida pela lei do arcabouço fiscal. Além disso, foi editado decreto com alta do IOF que previa arrecadar mais R$ 20 bilhões neste ano.
A medida sofreu resistência do mercado financeiro e do Congresso Nacional, o que levou o governo a negociar uma MP alternativa ao decreto do IOF.
Sem essa alternativa, o governo teria que contingenciar mais gastos federais neste ano, o que impactaria ainda mais o funcionamento da máquina pública, atingindo as emendas parlamentares dos deputados e senadores.
* Com informações do Ministério da Fazenda
Economia STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista
Economia Saiba como resgatar dinheiro investido no Banco Master
Economia GDF indica superintendente da Caixa no lugar do presidente afastado
Economia Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
Economia Banco Central oficializa liquidação da Master Corretora
Economia Caixa começa a liberar vale-recarga do Programa Gás do Povo Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 30°
Chuva