O Congresso Nacional vai sediar, na quarta (6) e na quinta-feira (7), a II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe. Uma sessão solene na quarta-feira, às 9h, vai abrir o evento. O requerimento para a solenidade ( REQ 12/2025 - Mesa ) foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP).
A II Cúpula terá como tema a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) – marcada para os dias 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém. Questões relacionadas à Cúpula da Terra, ao Protocolo de Quioto e ao Acordo de Paris estarão em foco durante o evento.
De acordo com o requerimento, a II Cúpula Parlamentar tem como objetivo preparar os parlamentares para os desafios específicos da América Latina e do Caribe e para sua atuação na COP 30. Durante os dois dias do evento, parlamentares de diversos países se reunirão para alinhar prioridades e estratégias para a COP 30. Além disso, a cúpula vai permitir o diálogo direto entre os legisladores e representantes da Presidência da COP 30.
São esperados representantes do Observatório Parlamentar de Mudanças Climáticas e Transição Justa (OPCC), que reúne líderes parlamentares da América Latina e do Caribe, com o objetivo de promover a cooperação interparlamentar para fortalecer legislações sobre mudança climática e transição justa na região.
Senado Federal Humberto Costa cobra regulação para streaming
Senado Federal Veneziano destaca investimentos na Universidade de Campina Grande (PB)
Senado Federal CAE vota novo marco legal do Sistema de Pagamentos Brasileiro
Senado Federal Plenário vota liberação a servidores de pagamentos congelados na pandemia
Senado Federal Sessão especial destaca importância da promoção dos direitos humanos
Senado Federal CCJ vota marco legal do combate ao crime organizado na quarta-feira Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas