O governador João Azevêdo e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram, nesta quarta-feira (5), em Patos, no Sertão paraibano, a habilitação do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro em alta complexidade cardiovascular e de assistência de alta complexidade em traumatologia. Na prática, os serviços que vinham sendo mantidos exclusivamente pelo Governo da Paraíba passam a contar com recursos do Ministério da Saúde a partir de agora. Na ocasião, Alexandre Padilha adiantou que, em parceria com o Governo do Estado, será instalado o serviço de ressonância magnética, abrangendo ainda mais o atendimento à população de Patos e região.
O governador João Azevêdo destacou os esforços que o Governo fez para que o Sertão não ficasse descoberto em áreas tão importantes da medicina e agradeceu o reconhecimento do Ministério da Saúde. "Hoje é um dia extremamente importante, porque sabemos dos esforços que o Governo fez, desde 2022, quando trouxemos esses serviços para cá para que o Sertão não ficasse descoberto numa área tão crítica da medicina, e hoje esse reconhecimento por parte do Ministério para que a gente possa contar com esses recursos — isso alivia, claro, os cofres do estado", disse.
"Sabemos que essa é a única forma, através de parcerias com o Governo Federal, que vamos conseguir avançar em todas as políticas públicas. Na saúde, a Paraíba tem sido olhada com um olhar atento do Governo, temos feito investimentos muito altos, e temos que celebrar essas conquistas que não são minhas, não são de secretários, mas do povo", acrescentou o governador, ao citar investimentos como o acelerador linear, que vai permitir que pacientes oncológicos do Sertão façam radioterapia sem que tenham de deslocar centenas de quilômetros e o Hospital de Trauma do Sertão.
Por sua vez, o ministro Alexandre Padilha disse que o credenciamento da alta complexidade cardiovascular e traumatológica representa a consolidação desses serviços, beneficiando diretamente a população. "Um esforço muito grande da gestão do governador João Azevêdo em iniciar a hemodinâmica e também da parte traumatológica, uma ação importante e que salva vidas. Mas o Governo estava fazendo por conta própria, e a partir de hoje o Ministério da Saúde faz o credenciamento desses dois serviços. Com isso, serão R$ 2,6 milhões para a parte oncológica e mais R$ 1,3 milhão para a parte ortopédica, consolidando esses serviços e beneficiando a população. Aqui está sendo instalada a radioterapia e, a pedido do governador, nós vamos colocar aqui também um equipamento de ressonância nuclear magnética", adiantou.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, também destacou a importância da ressonância magnética. "Com esse anúncio, vamos romper essa barreira de que exame de ressonância magnética só se faz em Campina ou em João Pessoa. A partir do ano que vem, vamos fazer aqui em Patos — a obra para receber essa ressonância já começa nos próximos dias, que vem se somar ao acelerador linear e ao pet scan", comentou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, classificou os anúncios feitos para a saúde de Patos e região como um dia histórico. "Hoje é um dia histórico porque sabemos o que a saúde do Sertão viveu nos últimos anos e como ela está hoje. Nós aqui de Patos, nós aqui do Sertão, acompanhamos o quanto a população daqui e de toda a região sofreu para ter acesso ao mínimo da saúde. E hoje é uma alegria chegar aqui e ver uma placa comemorando as 200 mil cirurgias do Opera Paraíba — isso prova também que as pessoas esperavam anos para ter acesso a uma cirurgia. Hoje temos a homologação do serviço de hemodinâmica, que já realizou mais de 7,5 mil procedimentos e, a partir de agora, o Governo Federal vai ajudar no financiamento", disse, observando que a entrega do Hospital de Trauma fará com que o serviço de ortopedia seja prestado num espaço ainda mais adequado.
A deputada estadual Francisca Motta evidenciou o quanto a saúde do Sertão tem avançado. "Estou há muito tempo nessa luta da saúde e vejo o quanto a saúde do Sertão tem avançado. Hoje ir para João Pessoa em busca de atendimento é uma exceção; antes era a regra", contou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, também destacou a importância das ações em Patos. "Um dia muito importante com a visita do ministro Alexandre Padilha, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador João Azevêdo com esses anúncios importantes para a saúde de Patos e toda essa região", disse.
Logo depois, o ministro da Saúde, governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro visitaram as obras do Hospital de Trauma do Sertão.















Geral Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis
Paraíba João Azevêdo entrega estrada que liga BR-230 aos distritos de Gravatá e Águas Belas, em São João do Rio do Peixe
Paraíba Estudantes paraibanos conquistam troféus em torneio nacional de robótica e garantem vaga em etapa mundial
Paraíba Lucas Ribeiro participa da inauguração de call center em Patos e destaca geração de emprego no Sertão
Paraíba Paraíba é destaque nacional no turismo de observação de aves
Geral Hoje é Dia: Clarice Lispector, Noel Rosa e Luiz Gonzaga em destaque Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas