Foi instalada nesta terça-feira (5) a comissão responsável pela análise da Medida Provisória (MP) 1.301/2025 . Essa MP criouo programa Agora Tem Especialistas, que tem o objetivo de agilizar o atendimento no SUS com médicos especialistas, especialmente para o tratamento de câncer. Em uma de suas primeiras atividades, o colegiado promove nesta quarta-feira (6), às 15h, audiência pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do assunto.
A comissão é mista, ou seja, é composta por senadores e deputados federais. O presidente do colegiado é o deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE), que foi quem solicitou a audiência, por meio de um requerimento ( REQ 1/2025 - CMMPV 1301/2025 ).
O vice-presidente da comissão é o senador Humberto Costa (PT-PE). Já o relator do grupo é o senador Otto Alencar (PSD-BA).
Editada em 30 de maio, a MP 1.301/2025 busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados por meio da adesão de hospitais privados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O texto também trata da transformação do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Grupo Hospitalar Conceição S.A., além de alterar diversas leis relacionadas à saúde pública, como a Lei Orgânica da Saúde e a que criou o programa Mais Médicos.
Ao assumir a presidência da comissão, Yury do Paredão destacou a importância dessa medida provisória para reduzir as filas no SUS, especialmente na área de especialidades médicas.
— Estamos falando de milhões de brasileiros que aguardam por uma consulta com um cardiologista, por um exame de imagem ou por uma cirurgia que pode salvar ou transformar vidas. O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, e é dever do Estado fortalecê-lo com gestão, inovação e foco nas reais necessidades da população.
O relator da comissão, Otto Alencar, lembrou que é médico ortopedista e ressaltou que atuará com "muita responsabilidade" na análise da matéria.
— Eu assumo com muita responsabilidade a relatoria dessa matéria, dessa medida provisória. Eu já dei uma lida e vi a importância que existe na questão de especialista. Eu sou médico ortopedista, fui professor por muitos anos da Universidade Federal da Bahia. Sem dúvida nenhuma, a iniciativa do presidente Lula é louvável.
Além da audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a comissão também aprovouuma segunda audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (12), às 14h30.
Devem ser convidados representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Conselho Nacional de Saúde e dos conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde.
Essa audiência foi solicitada pelo senador Humberto Costa, vice-presidente do colegiado, por meio de um requerimento ( REQ 1/2025 - CMMPV 1301/2025 )
A comissão tem até o dia 26 de setembro para concluir a análise dessa medida provisória.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Rodrigo Baptista

Senado Federal Humberto Costa cobra regulação para streaming
Senado Federal Veneziano destaca investimentos na Universidade de Campina Grande (PB)
Senado Federal CAE vota novo marco legal do Sistema de Pagamentos Brasileiro
Senado Federal Plenário vota liberação a servidores de pagamentos congelados na pandemia
Senado Federal Sessão especial destaca importância da promoção dos direitos humanos
Senado Federal CCJ vota marco legal do combate ao crime organizado na quarta-feira Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas