O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) edo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS),realiza,até esta quinta-feira (9), no Centro de Convenções de Campina Grande, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.
Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, oevento, aberto nessa terça-feira (7), reúne profissionais e gestores ligadosàpolítica pública da Assistência Social, representantes dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trabalhadores epesquisadoresdas universidades federais e estaduais, parlamentares, além de integrantesdo Conselho de Assistência Social.
O objetivo é consolidar as deliberações das conferências municipais, garantindo a ampla participação de trabalhadores, usuários e gestores do Suas, a fim de aprofundar o debate sobre os 20 anos de implementação do Sistema.
Na abertura da Conferência, a secretária da Sedh, Pollyanna Werton, ressaltou que a Assistência Social precisa estar no centro das decisões nacionais. “Ela não é política compensatória, é política de cidadania, transformação e dignidade. Então, que cada fala, cada proposta e cada experiência aqui apresentadas contribua para o avanço de políticas públicas que garantam dignidade, equidade e justiça social a todas e todos”.
O representante da sociedade civil e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PB), biênio 2025/2027, Alexandro Oliveira (Badaró), ressaltou a importância da Conferência Estadual, visando o evento nacional que ocorre de 6 a 9 de dezembro. “Trata-se de um momento ímpar para a política da Assistência na Paraíba, para que os delegados eleitos aqui possam reunir e levar nossas sugestões à 14ª Conferência Nacional, em Brasília, onde serão deliberadas as propostas que devem ser colocadas em execução e, assim, beneficiar quem de verdade precisa: os usuários da Assistência Social”.
Na ocasião, o conselheiro nacional de Assistência Social, Edgilson Tavares, que ministrou a palestra magna, lembrou que o Suassurgiu em um espaço democrático. “O Suassurgiu na conferência nacional, por deliberação de usuários, de trabalhadores, de entidades e representantes governamentais”.
O presidente do Conselho Nacional de Assistência Socialaindaafirmou que “no Brasil, as políticas públicas são decididas escutando o povo. Depois das eleições, do nosso direito ao voto, as conferências são, sem dúvida, as maiores festas da democracia. Portanto, aqui, é para dialogar com oGoverno. Porque conferência é espaço de luta! Então, exercitem o direito da palavra!”.
Benedita Tavares de Oliveira, representante dos usuários do Suas, disse ser um momento bastante importante, de muito respeito, dignidade, moralidade, honestidade e cidadania para todos. “Porqueaquiestão os representantes que podem levar as nossas propostas para que elas sejam aprovadas”.
Na 15ª Conferência Estadual estão sendo discutidos cinco eixos temáticos que visam promover reflexões sobre a construção e aprimoramento da política de Assistência Social, a fim de garantir eficácia nos direitos socioassistenciais para toda a população.









Paraíba Lucas Ribeiro participa da inauguração de call center em Patos e destaca geração de emprego no Sertão
Paraíba Paraíba é destaque nacional no turismo de observação de aves
Geral Hoje é Dia: Clarice Lispector, Noel Rosa e Luiz Gonzaga em destaque
Geral Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos
Paraíba Governo do Estado realiza primeira reunião do Comitê BioClima e fortalece ações de preservação do meio ambiente
Paraíba “Encontro de Mulheres do Agro” apresenta histórias de liderança e protagonismo feminino em Itaporanga Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 17° Máx. 21°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 23°
Chuva