A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac, firmou parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), para a execução da primeira edição dos Jogos Nacionais da Socioeducação que acontecerá no mês de novembro, em João Pessoa.
De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o evento reunirá adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais, representando Fundações de Atendimento Socioeducativo de diversos estados brasileiros. “Mais do que uma competição, o evento será um espaço de integração e troca de experiências, promovendo valores essenciais como cooperação, respeito, disciplina, superação e espírito esportivo”, disse.
A parceria firmada junto a Sejel aconteceu durante visita institucional do presidente da Fundac, aos gestores da Secretaria, Lindolfo Pires (secretário) e Harlen Vilarim (secretário executivo), que atenderem prontamente as demandas relacionadas à competição esportiva. Na ocasião, a Sejel se colocou à disposição para garantir a melhor estrutura possível para o evento, que terá sua abertura na grande arena montada para o World Beach Games, no Busto de Tamandaré.
Os Jogos Nacionais da Socioeducação contarão com modalidades esportivas cuidadosamente escolhidas para garantir maior inclusão, participação e representatividade das equipes vindas de diferentes fundações socioeducativas de todo o Brasil, entre elas: Futsal, Desafio 2x2, Cabo de Guerra, Embaixadinha, e Cobrança de Pênaltis.
Com essa iniciativa e parceria com a Sejel, a Fundac reafirma o compromisso do Governo do Estado com o sistema socioeducativo, estimulando a humanização, garantindo oportunidades, fortalecendo vínculos e favorecendo a reintegração social por meio do esporte.
“O Governo do Estado através da Sejel está sempre à disposição para qualquer tipo de atitude que tenha o objetivo de fomentar o esporte, em qualquer que seja o local. E agora, em uma competição nacional reunindo os socioeducandos, tem uma relevância bem mais ampla do que o esporte propriamente dito, pois também há o trabalho de inclusão, o que é algo de extrema importância", afirmou o secretário Lindolfo Pires.
Para Flavio Moreira, o esporte é capaz de unir, transformar e inspirar, tornando-se um elo entre socioeducandos, profissionais e sociedade. “O evento pretende ir além do esporte competitivo, atuando como um laboratório social de convivência e cidadania. Agradeço a Sejel por assumir conosco esse desafio que irá oportunizar aos adolescentes novas perspectivas de vida, reforçando seu papel como sujeitos de direitos”, concluiu o presidente da Fundac.
Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 30°
Tempo limpo