O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), está levando o Regulariza-PB a mais um município da região do Curimataú paraibano. A ação itinerante já passou por Cuité e por Sossego, chegou a Picuí e se estenderá até esta sexta-feira (24), quando será realizada, das 8h às 17h, no Auditório Municipal Djailma de Lima Vasconcelos, no Centro da cidade.
A prestação de serviços no município de Picuí teve início nessa quarta-feira (22), por meio das ações itinerantes nas comunidades do Distrito da Quixaba, Brandões e Santa Luzia de Picuí. A iniciativa tem como objetivo agilizar o processo de regularização ambiental das propriedades e posses rurais dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Na ação realizada na cidade de Cuité, no dia 9 de outubro, 775 agricultores rurais foram contemplados diretamente pela ação. Já em Sossego, no dia 18 de outubro, foram beneficiados diretamente cerca de 320 agricultores rurais.
Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a prestação de serviços do Regulariza-PB é um compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável. A ação é voltada à promoção e à implementação de políticas públicas de regularização ambiental, com base na proteção dos direitos e garantias de proprietários e posseiros rurais, aliando a atividade produtiva à preservação ambiental, à segurança alimentar e ao desenvolvimento socioeconômico do campo paraibano.
“A regularização ambiental das propriedades e posses rurais, por meio do CAR, é fundamental para garantir a segurança jurídica aos agricultores e o acesso a políticas públicas e sociais nas áreas de financiamento (crédito), incentivos fiscais, assistência técnica, aquisição de alimentos, fortalecimento da produção agrícola e infraestrutura. Além disso, permite o acesso a projetos produtivos e à terra. O Regulariza-PB representa um compromisso do Estado com o homem do campo e com a integração entre crescimento econômico, progresso social e proteção ambiental”, destacou a secretária.
Atendimento – O Regulariza-PB atende agricultores familiares (até quatro módulos fiscais), empreendedores familiares rurais, povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores artesanais e pequenos, médios e grandes proprietários rurais inseridos em sistemas de produção de cana-de-açúcar que possuam suas áreas georreferenciadas e certificadas junto ao Incra.
Documentação – Para realizar o cadastro, o usuário deve apresentar documento da propriedade ou posse rural, documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) e o Cadastro Ambiental Rural (caso já o possua), além da senha do Gov.br ou do INSS Digital.
Regulariza-PB – O projeto tem como objetivo acelerar a regularização ambiental de propriedades e posses rurais na Paraíba, com a meta de alcançar 12 mil imóveis rurais. A iniciativa integra o Programa Paraíba Mais Verde e conta com investimento total de R$ 1,3 milhão. Com abrangência estadual, o Regulariza-PB atenderá os 223 municípios paraibanos por meio de ações itinerantes e atendimento regionalizado.
A ação é desenvolvida em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além das prefeituras municipais e associações produtivas de assentamentos rurais.






Geral Rio lança Plano Verão para enfrentar mudança climática e calor extremo
Paraíba Formações do Programa Mulheres Mil qualificam mais de 280 mulheres em nove municípios paraibanos
Paraíba Lucas Ribeiro assina convênio para custeio de Hospital Infantil de Santa Rita e destaca mais uma ação para fortalecer rede de assistência em saúde
Paraíba Binário de Jacumã, obra do Governo da Paraíba no Conde, organiza e promove mais fluidez no trânsito
Paraíba Estudantes da Rede Estadual conquistam vaga na etapa nacional do Desafio Liga Jovem com projeto nascido no Ouse Criar
Goiás Problema de saúde no feriadão? Saiba como funcionam os hospitais e demais unidades Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nublado