A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou nesta quarta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarda o recebimento de informações do governo do Rio de Janeiro para avaliar se vai solicitar alguma medida após a realização da Operação Contenção , que deixou 119 mortos , na capital fluminense.
Em ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já solicitou nesta terça-feira (28) explicações ao governador Cláudio Castro sobre a operação.
Ontem, o ministro pediu parecer da PGR sobre o pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para que o governador preste informações.
Após a realização da operação, o CNDH pediu ao Supremo que Castro apresente um relatório da operação, a justificativa formal para sua realização, e esclareça as providências adotadas para socorrer as vítimas e garantir a responsabilização de agentes no caso de eventual descumprimento de direitos humanos.
O despacho foi proferido após o ministro assumir o comando do processo é conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual a Corte já determinou medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.
Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo, diante da ausência de um relator para o caso. A ação era comandada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou na semana passada.
Em abril deste ano, o Supremo definiu medidas para combater a letalidade policial durante operações da Polícia Militar contra o crime organizado nas comunidades do Rio de Janeiro.
Justiça Saiba o que é a GLO, que autoriza uso das Forças Armadas na segurança
Justiça MPRJ acompanha desdobramentos da Operação Contenção em favelas do Rio
Justiça CNJ orienta juízes a não aceitarem diligências pedidas pela PM
Justiça Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Justiça STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Justiça Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva