A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/22, que considera os tribunais e conselhos de Contas instituições permanentes e essenciais ao controle externo.
De autoria do Senado, a proposta proíbe a extinção desses órgãos onde houver, mas também proíbe sua criação ou instalação onde não houver.
A origem dos tribunais de Contas no Brasil começou com o então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, que criou o Tribunal de Contas da União (TCU) por meio de decreto inspirado nos modelos de controle financeiro adotados em países europeus. No entanto, somente em janeiro de 1893 ele foi instalado.
A partir da Constituição de 1988, outros tribunais e conselhos de Contas foram sendo criados em várias partes do país, seguindo os princípios de transparência listados na Carta.
Mais informações a seguir
Câmara Aprovado texto-base de projeto que regulamenta tributo para serviços de streaming
Câmara Projeto reabre adesão a programa de renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas
Câmara Conselho de Ética adia análise de novos processos contra deputados
Câmara Projeto de lei amplia crédito para pequenas e médias empresas
Câmara Especialistas defendem Código do Contribuinte como forma de combater o crime organizado
Câmara Comissões debatem condições de trabalho dos servidores federais Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo