A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei que prevê a atuação dos serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho em atividades de educação ambiental voltadas à prevenção de desastres e à atuação em situações de emergência. A proposta segue para análise do Senado.
O texto aprovado altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e estabelece a participação das comissões internas de prevenção de acidentes e de assédio nessas atividades. Entre outras ações, a proposta sugere:
O texto aprovado é a versão do relator, deputado Airton Faleiro (PT-PA), para o Projeto de Lei 2947/25, da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ). O relator apresentou nova redação, mantendo os objetivos da iniciativa original.
“Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2024, um número muito significativo de trabalhadores e trabalhadoras já se encontra exposto aos perigos relacionados com as alterações climáticas no local de trabalho”, destacou Airton Faleiro no parecer aprovado.
“A crescente frequência e intensidade de desastres ambientais demandam a integração do mundo do trabalho aos esforços nacionais de prevenção, mitigação e resposta a tais eventos”, disse Talíria Petrone, autora da versão original.
Mais informações a seguir.
Câmara Câmara aprova projeto que restringe critérios para desapropriar propriedade rural
Câmara Câmara aprova projeto que transforma cargos no Tribunal Regional do Trabalho em Cuiabá
Câmara Câmara aprova adesão do Brasil a acordo sobre justiça ambiental; acompanhe
Câmara Comissão aprova projeto que dificulta a progressão de regime de condenados por feminicídio
Câmara Deputado alerta que crise no setor leiteiro afeta especialmente produtores familiares; ouça
Câmara Medida provisória vincula pagamento de seguro-defeso ao fornecimento de dados biométricos de pescadores Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo