A cantora Daniela Mercury será a atração principal da Parada LGBTI+ do Rio de Janeiro, que celebrará sua 30ª edição no próximo dia 23 , na Praia de Copacabana, com concentração no Posto 5, a partir das 9h . A apresentação da cantora baiana está prevista para as 11h, no trio elétrico do aplicativo de relacionamentos Grindr, um dos patrocinadores da manifestação.
Mais antiga do Brasil, a Parada LGBTI+ do Rio vai às ruas neste ano propondo uma reflexão sobre passado, presente e futuro do movimento de lésbicas, gays , bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais . O tema deste ano é “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”.
Presidente do Grupo Arco-Íris, que organiza o evento desde 1995, Cláudio Nascimento afirma que celebrar 30 anos da parada é motivo de muito orgulho.
"Olhamos para trás e vemos quantas conquistas foram possíveis graças à mobilização e à coragem de tantas pessoas que abriram caminho. Mas também sabemos que ainda há muito a ser feito. Seguimos firmes na luta por igualdade, segurança, políticas públicas e respeito. O orgulho é também um ato de resistência e esperança no futuro que queremos construir”, comemora ele, que é também coordenador-geral do evento.
No mesmo trio, vão se apresentar artistas que representam diferentes vivências dentro da comunidade LGTBI+: Aretuza Lovi, Romero Ferro, Traemme, Kako e Eddylene Água Suja. Também foram anunciados os DJs Thales Sabino (disco e tribal), Vini Benincasa + Paranoia (pop e funk em B2B exclusivo) e Clementaum (bate-leque).
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Além do aplicativo, patrocinam a parada o governo fluminense, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia e da Secretaria de Estado de Assistência Social, e a prefeitura do Rio de Janeiro. Também apoiam a manifestação a Rádio FM O Dia, o Visit Rio e a RioTur. A organização conta com cooperação técnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Direitos Humanos Projeto qualifica mototaxistas de favelas do Rio para atuar no turismo
Direitos Humanos Júri de jovem lésbica assassinada em 2023 começa hoje no Maranhão
Direitos Humanos Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30
Direitos Humanos Doce Amargo faz reportagem em quadrinhos sobre desastre em Mariana
Direitos Humanos Desastre de Mariana completa 10 anos e moradores ainda buscam justiça
Direitos Humanos Investigação das mortes em operação no RJ tem graves falhas, diz ONG Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo