A comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição sobre aumento de repasses de recursos federais para municípios ( PEC 231/19 ) foi instalada nessa quarta-feira (5) na Câmara dos Deputados. PEC 231/19
Em entrevista à Rádio Câmara , um dos autores da PEC, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), explicou que a medida reforça o caixa dos municípios, onde de fato as políticas públicas chegam para a população. “Essa é uma iniciativa que fortalece cada vez mais a arrecadação dos municípios, porque ninguém mora no estado ou na União."
"Na prática, é uma divisão da arrecadação, da riqueza do país com os municípios para que eles possam, de fato, cuidar da nossa gente. E eles têm, sim, dificuldades orçamentárias", afirmou Lopes.
A proposta
A PEC aumenta, de 50% para 51%, a porcentagem que a União vai entregar aos estados e municípios a partir da arrecadação de impostos federais sobre renda e sobre produtos industrializados.
O 1% extra ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) passará a ser transferido a cada trimestre. Hoje, os recursos extras são repassados em três parcelas e não em quatro.
A comissão
A comissão tem prazo de 40 sessões para votar a proposta. Em seguida, o texto precisa ser votado pelo Plenário em dois turnos de votação, com o apoio de, pelo menos, 308 dos 513 deputados.
O presidente da nova comissão é o deputado Cobalchini (MDB-SC), e o relator, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).
Câmara Comissão aprova selo para grandes empresas com boa conduta em relação às microempresas
Câmara Congresso Nacional aprovou 35 leis ambientais na atual legislatura
Câmara Congresso Nacional aprovou 36 leis ambientais na atual legislatura
Câmara Comissão de Educação aprova regras permanentes para aulas durante calamidade
Câmara Comissão aprova obrigação de governos detalharem recursos orçamentários voltados à mulher
Câmara Comissão aprova restrição a venda de carros-fortes Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva