A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3634/24, que permite a substituição de candidatos a vice em eleições majoritárias. A medida vale para casos de renúncia ou falecimento do candidato.
O texto altera a Lei das Eleições e se aplica também aos suplentes de senador.
A relatora na CCJ, deputada Bia Kicis (PL-DF), recomendou a aprovação do texto. “A medida assegura clareza normativa e evita judicializações desnecessárias, contribuindo para o aperfeiçoamento da legislação eleitoral”, afirmou Bia Kicis em seu parecer.
Lacuna
Segundo o deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), autor da proposta, a ideia é corrigir um “vazio legal”. Atualmente, explicou o parlamentar, a legislação eleitoral não é clara sobre renúncias após o prazo legal (20 dias antes do pleito), o que pode inviabilizar toda a chapa. A lacuna, avalia Nunes, permite renúncias “muitas vezes fraudulentas”, usadas para desestabilizar o processo eleitoral.
Ele citou um caso em Tanquinho (BA), em 2024, quando a renúncia de um vice um dia após o prazo afetou a candidatura do titular.
Próximos passos
A proposta agora será analisada pelo Plenário. Para virar lei, terá de ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que permite repassar carro que iria a leilão para os bombeiros
Câmara Comissão aprova projeto que exige registro fotográfico anual de presos
Câmara Comissão aprova oferta de aluguel social pelo Minha Casa, Minha Vida
Câmara Comissão aprova projeto que cria programa de apoio ao cultivo do óleo de dendê
Câmara Comissão aprova legenda para filmes brasileiros nos cinemas
Câmara Comissão debate política de capacitação para pequenos negócios Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado