A 2ª Expo Ouro – Exposição de Caprinos e Ovinos do Município de Ouro Velho, no Cariri paraibano, aconteceu até este domingo, dia 16. Visitantes e produtores rurais aprovaram o evento que contou com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB. A exposição reuniu produtores rurais de vários municípios no Pátio de Eventos José Diogo Batista.
Além da exposição de animais com a realização do torneio leiteiro e concurso de raças, que distribuiu R$ 40 mil em prêmios, a 2ª Expo Ouro teve palestras, a Feira Agroecológica com agricultores da Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé, que tem cerca de 30 associados. Neste sábado, por exemplo, ocorreu a distribuição de mudas de árvores feita pelo Rotary Club do município de São José do Egito, Pernambuco. Já a Empaer-PB montou uma estrutura num veículo tipo furgão para expor sobre várias técnicas agrícolas com distribuição de panfletos e uma apresentação prática relativa à hidroponia.
O criador de caprinos de Ouro Velho, Firmino Edson Porfírio, expos 12 animais de raças como a parda alpina. “O evento foi muito bom. A gente aqui faz negócios, contatos para vendas depois do evento, troca de experiências. Este tipo de evento é muito bom para o produtor rural e também para toda a economia da cidade”, comenta.
Outro criador de Ouro Velho, Guilherme Olinda, do Capril Três G, também considerou valiosa a participação em eventos como a 2ª Expo Ouro. “Para o produtor é fundamental, sem dúvida. Além de se fazer negócio, tem a questão da troca de conhecimento, o que melhora a genética do rebanho”, diz.
A agricultora Silvânia de Morais Rodrigues, de Sumé, participou da feira agroecológica. “Estou gostando do evento. Está bem organizado e é um bom espaço para a comercialização dos produtos. É a primeira vez que trago a minha produção de hortifruti para um evento de caprinos e ovinos. Estou gostando muito”, pontuou.
Os visitantes também aprovam a realização de eventos como a 2ª Expo Ouro. Natália Nascimento conta que visitou a primeira edição e agora pode constatar que o evento está bem melhor em relação ao ano passado. “De um ano para o outro dá para notar que evoluiu. Está melhor estruturado, maior, mais organizado. Estão de parabéns. Sem falar que movimenta toda a economia da cidade”, aponta.
Carlos Antônio Vasconcelos concorda. “Eu gosto deste tipo de evento porque é bom para o produtor rural e para a cidade. Todo mundo sai ganhando”, ressalta. Ele acrescenta que a exposição de animais é o que mais o atrai: “Gosto de olhar os vários tipos de animais, de raças”.
A programação da 2ª Expo Ouro Velho terminou neste domingo, dia 16, quando aconteceu a Cavalgada de Ouro, com concentração no Santuário de Santa Luzia, seguindo para o Pátio de Eventos José Diogo Batista. Também teve show de encerramento do cantor Adriano Silva no Pátio de Eventos José Diogo Batista.
A 2ª Expo Ouro Velho é uma realização da Prefeitura de Ouro Velho, com o apoio do Governo do Estado, através da Sedap-PB e Empaer. O Governo Federal, a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), o Sebrae-PB e o Pacto Novo Cariri são também parceiros do evento.



Goiás Governo moderniza Hugo e amplia qualidade do atendimento no SUS
Geral Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro
Geral Semana começa com possibilidade de chuvas fortes no Sul e Sudeste
Paraíba Lucas Ribeiro visita 1ª Expopatos e destaca crescimento de exposições na Paraíba
Geral Inmet alerta para tempestades em três estados até amanhã; veja onde
Geral Dinossauros viveram na Amazônia, descobrem pesquisadores de Roraima Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas