A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou há pouco o julgamento que pode condenar os dez réus do Núcleo 3 da trama golpista ocorrida durante o governo Jair Bolsonaro.
Pela manhã, o relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de nove réus e a favor da absolvição do general do Exército Estevam Theophilo.
A partir de agora, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino vão proferir seus votos . Com a mudança de Luiz Fux para a Segunda Turma, somente os quatro ministros participam do julgamento.
Se a maioria de votos for formada pela condenação dos acusados, os ministros passarão para a fase de leitura das penas dos condenados, a chamada dosimetria.
O núcleo é composto por nove militares do Exército e um policial federal . Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Os acusados são conhecidos como " kids pretos", militares que integraram o grupamento de forças especiais do Exército. Eles são acusados pela Procuradoria Geral da República (PGR) de planejar "ações táticas" para efetivar o plano golpista e tentar sequestrar e matar o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fazem parte deste núcleo os seguintes investigados:
Justiça Senador Ciro Nogueira é alvo da 5ª fase da Operação Compliance Zero
Justiça Dino diz que pagamento de novos penduricalhos está proibido
Justiça Alerj não pode rever prisão do deputado Thiago Rangel, decide Moraes
Justiça Lei cria varas federais para interiorização da Justiça em AM e MS
Justiça Eleições: prazo para obter ou regularizar título termina nesta quarta
Justiça Dino determina plano emergencial de reestruturação da CVM Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 26°
Tempo nublado