Nesta terça-feira (18), os deputados Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT) utilizaram a tribuna para criticar a cobrança de uma multa milionária aplicada contra o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).
Segundo Chico Vigilante,o Governo do Distrito Federal (GDF) está cobrando o valor de R$ 4 milhões, de uma única vez.A multa refere-se ao descumprimento de decisão judicial que determinava a suspensão de uma greve da categoria ocorrida durante o governo de Rodrigo Rollemberg.
“O sindicato tentou uma negociação, inclusive com parcelamento da dívida. Mas o Governo do Distrito Federal não aceitou o parcelamento e, hoje, eles começaram a cobrar, de uma vez, uma multa de R$ 4 milhões em função de uma greve justa e honesta, por condições de trabalho”, afirmou Vigilante. O parlamentar enfatizou que o direito de greve está previsto na Constituição Federal.

Em seguida, o deputado Gabriel Magno endossou as críticas: “Hoje tivemos a decisão da aplicação da multa inconstitucional e imoral ao Sindicato dos Professores”. Ele reprovou a postura do Poder Executivo. “O governo quer aplicar uma multa, em vez de negociar com a categoria”, ressaltou Magno.
Ana Teresa Malta - Agência CLDF
Educação Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação Enem: candidatos já podem acessar cartões de inscrição no Pará
Educação Renda e cor são determinantes para não concluir ensino médio no país
Educação Inep divulga seleção de elaboradores de questões de provas médicas
Educação Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda
Educação Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 30°
Chuva