Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em ação conjunta com a Vigilância Sanitária do Rio, resgataram, nessa quarta-feira (26), sete idosos em um abrigo que funcionava irregularmente em Paciência, na zona oeste da cidade. As vítimas foram encontradas sozinhas, vivendo em condições precárias e insalubres. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal.
O local não tinha autorização para funcionar como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). No momento da ação, não foi encontrada uma equipe de atendimento para realizar as atividades básicas. A residência estava em condições precárias e os alimentos estavam acondicionados de forma insalubre.
Os responsáveis pelo instituto não estavam presentes, mas já foram identificados e devem responder por exercício irregular de atividade e exposição a risco da saúde de pessoas idosas . As vítimas passarão por avaliação médica, devendo ser encaminhados a outras instituições ou entregues aos familiares.
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária participou da ação e constatou tratar-se de estabelecimento clandestino, com ausência de documentação adequada, incluindo a licença de funcionamento e condições sanitárias e estruturais insatisfatórias.
Saúde SUS vai ampliar em 30% capacidade de armazenamento de plasma no país
Saúde Ação no Rio lembra Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Saúde OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Saúde Iges-DF anuncia investimento em 7 novas UPAs; deputada questiona modelo
Saúde Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue
Saúde Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva