As leis 15.274/25 e 15.275/25 criam, respectivamente, as Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins. Elas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (27).
As normas têm origem no PL 1778/23 e PL 1779/23, ambos do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Elas foram aprovadas pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado e, em 2025, aprovadas pelo Senado.
A Rota do Capim Dourado abrange municípios como Mateiros, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Almas e Lagoa do Tocantins, entre outros. O destino turístico destaca o capim dourado como símbolo cultural e econômico da região. Ao apresentar a proposta, Ricardo Ayres destacou a importância de canalizar recursos para o desenvolvimento da Rota, "que ainda carece de uma boa infraestrutura receptiva".
Já a Rota das Serras Gerais reúne cidades como Dianópolis, Arraias, Taguatinga e Natividade, reconhecidas pelo patrimônio natural e histórico que atrai visitantes em busca de turismo de aventura, natureza e cultura. "A iniciativa é parte de nossa luta contínua para divulgar as belezas da região, acolher os visitantes, difundir a consciência ambiental e gerar empregos e oportunidades de empreendedorismo em nosso Estado", afirmou Ricardo Ayres ao propor a criação da rota turística.
Câmara Comissão aprova projeto que prevê cursos e campanhas para incentivar a parentalidade positiva
Câmara Comissão aprova projeto que suspende portaria sobre rastreabilidade de agrotóxicos
Câmara Comissão aprova uso obrigatório de fonte tamanho 14 em comunicações para idosos
Câmara Comissão de Saúde aponta entraves ao acesso de informações e falhas estruturais em unidades do AM
Câmara Comissão aprova projeto que estende para 60 dias a validade da CNH vencida
Câmara Comissão aprova prioridade a pessoas idosas ou com câncer em serviços odontológicos do SUS Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva