A Diário da Câmara Legislativa traz nesta sexta-feira (28) a Resolução 363/2025, que estabelece as normas de funcionamento da Revista Parlamento e Cidadania (RPC) e institui o Prêmio Câmara Legislativa de artigos científicos. As ações buscam fortalecer a relação entre o Poder Legislativo e a sociedade civil, atuando como canais de promoção e difusão de produção acadêmica de interesse para o Poder Legislativo e a população do DF.
A Revista Parlamento e Cidadania foi lançada em 2024, no entanto, agora passa a ter seu funcionamento amparado normativamente. O periódico técnico-científico tem periodicidade anual, traz artigos inéditos e opera totalmente em formato eletrônico.
A revista aborda temas de destaque na Casa, como políticas públicas, processo legislativo, memória do Legislativo e estudos comparados sobre o Parlamento. Para garantir a qualidade e o ineditismo, todos os artigos submetidos - tanto os escritos por autores internos quanto externos - serão revisados por pareceristas por meio do sistema duplo-cego.
O Comitê Editorial da Revista Parlamento e Cidadania compõe-se por, ao menos:
I – 1 servidor efetivo daUnidade de Redação Parlamentar, Estudos e Pesquisas Legislativas– URP, o qual atua como coordenador do Comitê;
I – 1 servidor efetivo daBiblioteca Paulo Bertran– Sebib, o qual atua como vicecoordenador do Comitê;
III – 2 servidores efetivos daConsultoria Legislativa– Conlegis, entre os lotados nas Unidades;
IV – 1 servidor efetivo doGabinete da Terceira Secretaria– GTS;
V – 1 servidor efetivo daDiretoria de Comunicação Social– Dicom;
VI – 1 servidor efetivo daConsultoria Técnico-Legislativa de Fiscalização, Controle, Acompanhamento de Políticas e Contas Públicas e Execução Orçamentária– Conofis.
Prêmio CLDF
Para além da normatização da Revista Parlamento e Sociedade, a Resolução 363/2025 cria o Prêmio Câmara Legislativa de Artigos Científicos, um concurso anual desenhado para estimular a produção de conhecimento, observadas as competências constitucionais do Distrito Federal e a repercussão na realidade local.
O Prêmio funcionará com alternância de temas em cada edição e oferecerá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados. O edital de cada edição definirá o tema, os valores das premiações e os prazos, podendo, inclusive, conceder menções honrosas.
A gestão da Revista e do Prêmio ficará a cargo do Comitê Editorial da Revista Parlamento e Cidadania. O comitê será composto por servidores efetivos de unidades estratégicas da Casa (como Redação Parlamentar, Biblioteca, Consultorias e Comunicação) e terá como atribuições elaborar a política editorial, coordenar o fluxo de submissão da Revista e preparar os editais do Prêmio, incluindo o recrutamento de avaliadores externos com notória especialização.
Bruno Sodré - Agência CLDF
Paraíba Segundo dia do FliParaíba 2025 discute ancestralidade, identidade e o futuro da democracia, no Centro Cultural São Francisco
Paraíba Agentes de Viagens argentinos chegam à Paraíba para conhecer atrativos turísticos do estado
Paraíba 3º Seminário Antirracista do SUAS discute equidade étnico-racial, diversidade e justiça social
Geral Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado
Geral Entregadores protestam contra modalidade nova de trabalho do iFood
Assuntos Fundiários Criação de região administrativa do Noroeste será debatida em audiência pública Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva