A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um projeto que transfere os policiais judiciais da área administrativa para a área de apoio especializado do Poder Judiciário. O texto, proposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu relatório favorável do senador Angelo Coronel (PSD-BA), lido nesta quarta-feira (10) pelo senador Izalci Lucas (PL-DF). A matéria segue para o Plenário em regime de urgência.
O projeto de lei (PL) 2.447/2022 altera Lei das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União ( Lei 11.416, de 2006 ). Com a mudança, os técnicos judiciários dessa especialidade passam a ser denominados agentes de polícia judicial. Os analistas passam a ser chamados de inspetores de polícia judicial.
O texto estende a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) aos servidores em função comissionada ou cargo em comissão que exerçam atribuições de segurança institucional e com lotação nas unidades de segurança. O projeto também prevê de arma de fogo aos profissionais, desde que eles:
O senador Izalci Lucas defendeu a aprovação do projeto.
— A proposição contribui para a valorização da Polícia Judicial, reconhecendo de forma mais expressa direitos como o porte de arma de fogo, e incentiva que seus servidores busquem cargos em comissão e funções comissionadas dentro de suas próprias unidades. O fortalecimento das carreiras de segurança no âmbito do Poder Judiciário, como já ocorre com o Ministério Público e com o Poder Legislativo, é fundamental para garantir a independência necessária para o exercício de suas competências constitucionais — disse o parlamentar.
Senado Federal PEC da polícia científica conclui primeiro turno de discussão no Senado
Senado Federal CDH aprova relatório sobre mães acusadas de sequestro internacional
Senado Federal CDH aprova criação da Política Nacional do Autocuidado
Senado Federal Diretor da IFI defende controle da dívida, mais investimento e orçamento flexível
Senado Federal Combate ao crime organizado: PL Antifacção vai ao Plenário com urgência
Senado Federal Aprovada criação do Dia Nacional da Conscientização do Câncer Hereditário Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 26°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuva