A Secretaria de Estado de Saúde (SES) intensifica a mobilização junto à comunidade médica para ampliar a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes, estratégia essencial para proteger bebês das formas graves de bronquiolite.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reuniu-se com lideranças da Associação Médica de Goiás (AMG) e da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) para solicitar apoio na divulgação, orientação das futuras mães sobre a importância da imunização.
A reunião contou com a presença do presidente da AMG, Washington Luiz Ferreira Rios, e do presidente da SGGO, Alexandre Vieira Santos Moraes, que reconheceram a relevância da ação e discutiram estratégias conjuntas para ampliar o alcance das informações entre profissionais e pacientes.
As entidades se comprometeram a reforçar a comunicação junto à comunidade médica de todo o estado, orientando profissionais, tanto da rede pública quanto privada.

Flúvia Amorim destacou a urgência da mobilização conjunta.
“Hoje estamos com uma vacina específica para as gestantes, super importante, porque a proteção é para o bebê. Nós estamos pedindo esse apoio para comunidade médica de obstetras e às equipes que atendem essas mulheres. Dessa forma podemos orientar, tirar dúvidas e ampliar a confiança na vacinação”.
Durante a reunião, a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apresentou a operacionalização do esquema vacinal, incluindo orientações sobre triagem, comunicação e distribuição das doses. Ela explicou que a vacina está disponível de forma contínua nas mais de mil salas de vacinação do Estado, destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
O Estado possui cerda de 91.277 gestantes e a estratégia segue evidências científicas que demonstram maior eficácia quando a aplicação é feita a partir da 28ª semana até 15 dias antes do parto, garantindo transferência adequada de anticorpos ao bebê durante a gestação e proteção da criança por até seis meses de vida.
O VSR é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos e responde por cerca de 75% dos casos virais e 40% das pneumonias no período de sazonalidade.
A vacinação das gestantes tem como objetivo prevenir formas graves de infecções do trato respiratório inferior em bebês menores de seis meses, reduzindo internações e complicações respiratórias de curto e longo prazo.
Saúde apresenta balanço de multivacinação e de internações por Srag
Goiás intensifica Campanha de Multivacinação
Secretaria de Estado de Saúde (SES) – Governo de Goiás
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Saúde CLDF debate busca ativa, prevenção e tratamento do HIV/aids no DF
Saúde Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva