Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou uma iniciativa do Grupo Bandeirantes voltada à valorização de boas práticas na administração pública municipal. O parlamentar elogiou o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, concedido a municípios com gestão eficiente em diferentes áreas.
Segundo o senador, a iniciativa se contrapõe ao noticiário predominante sobre falhas na gestão pública e mostra que também é papel da imprensa reconhecer exemplos positivos. Para ele, denunciar irregularidades é essencial, mas divulgar boas experiências contribui para qualificar o debate público.
— O que não falta na imprensa são notícias que dão conta da péssima gestão pública em diversas localidades brasileiras. A imprensa livre precisa fazer isso mesmo, denunciar, apurar, aprofundar a análise e apontar onde o dinheiro público está sendo gasto. Ocorre que nesta semana o Grupo Bandeirantes mostrou uma outra possibilidade. Mostrou que é possível revelar também quem trata as finanças públicas com cuidado, com dedicação extrema, com excelência — afirmou.
Laércio explicou que o prêmio avaliou os municípios com base em critérios como governança, eficiência e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. As cidades foram analisadas por indicadores objetivos e concorreram inicialmente em etapas estaduais, antes da premiação nacional, além de serem divididas por faixas populacionais.
Entre os exemplos citados, o senador destacou o município de Guajeru, no sudoeste da Bahia, vencedor nacional na categoria saúde e bem-estar entre cidades com menos de 30 mil habitantes. Com pouco mais de 8 mil moradores e localizado no polígono das secas, o município mostrou, segundo Laércio, que é possível alcançar excelência mesmo diante de limitações orçamentárias, ao “fazer muito com o pouco que se tem”.
Camily Oliveira, sob supervisão de Sheyla Assunção
Senado Federal Com inflação em queda, IFI prevê melhora da economia se houver controle de gastos
Senado Federal Aprovada na Câmara, regulamentação da reforma tributária vai a sanção
Senado Federal Girão propõe fim do recesso para Congresso investigar INSS e Banco Master
Senado Federal Desbloqueio de recursos para educação e saúde vai a sanção
Senado Federal Jorge Seif: Dosimetria é um avanço, mas solução é a anistia
Senado Federal Debate ressalta importância e caráter democrático do Fórum Nacional de Educação Mín. 18° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 18°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsas