A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2627/22 , que prorroga a possibilidade de repasses de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos que participam do Sistema Único de Saúde (SUS).
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do texto e de emenda da Comissão do Trabalho que estende a validade da medida até 2030 – o original previa 2025. “Os hospitais filantrópicos compõem cerca de 50% de toda a rede hospitalar sem fins lucrativos do país”, comentou a relatora.
A proposta aprovada altera a Lei 13.832/19 , que estabeleceu prazo para essas operações até o final de 2022 e regulamentou os repasses de recursos do FGTS destinados ao socorro das santas casas. Antes, recursos do fundo só poderiam ser aplicados em habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.
“Findo o prazo então vigente, o setor será consideravelmente prejudicado, tendo em vista que estão ativos 78 contratos, dos quais 33 foram realizados em 2022 e representam quase 70% do montante disponibilizado”, disse o autor da proposta, deputado Antonio Brito (PSD-BA), ao defender as mudanças na legislação.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que prevê seguro-desemprego para trabalhador rural safrista
Câmara Câmara envia indicação a ministério para adotar medidas sobre crise de energia em São Paulo
Câmara Comissão aprova projeto que obriga indicar se partiu de escola registro de violência doméstica
Câmara Comissão aprova projeto que tipifica o crime de perseguição processual contra mulheres
Câmara Comissão de Agricultura da Câmara cobra regulamentação de lei sobre cultivo sustentável de bambu
Câmara Comissão aprova direito de mulheres e idosos desembarcarem fora da parada de ônibus à noite Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
