Hospitais públicos e demais instituições de saúde que contam com Serviço Social deverão orientar segurados da Previdência Social sobre seus direitos relacionados aos benefícios por incapacidade. A medida está prevista na Lei 15.288 , sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada noDiário Oficial da União desta sexta-feira (19).
A norma altera a Lei 8.213, de 1991 , para ampliar as atribuições do Serviço Social nesses espaços, conforme regulamentação do Poder Executivo.
O texto tem origem no Projeto de Lei 3.898/2023 , de autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Na Câmara dos Deputados, a proposta tramitou pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Ao justificar a iniciativa, o autor destacou que, embora o Serviço Social atue nas gerências executivas do INSS e nas agências da Previdência Social, muitos segurados desconhecem o serviço ou enfrentam dificuldades de acesso. A situação é ainda mais sensível entre pessoas acometidas por doenças que resultam em invalidez temporária ou permanente, que se encontram em condição de maior vulnerabilidade.
No Senado Federal, o projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) antes de seguir para apreciação do Plenário. O relator da matéria, senador Dr. Hiran (PP-RR), ressaltou que o direito à informação é pressuposto para o exercício dos direitos fundamentais. Ele destacou o papel dos assistentes sociais como mediadores entre a legislação e a população.
“O acolhimento e o apoio qualificado de assistentes sociais facilitará o acesso a direitos previdenciários e trabalhistas e diminuirá o risco de vulnerabilidade socioeconômica do trabalhador e de seu núcleo familiar enquanto aquele se recupera do agravo à saúde”, ressaltou.
Camily Oliveira, sob supervisão de Sheyla Assunção
Senado Federal Dia Nacional do Ribeirinho ganha data oficial em junho
Senado Federal Congresso promulga emenda que libera acúmulo de cargos para professores
Senado Federal Sancionada lei que redefine atuação da polícia judicial no Poder Judiciário
Senado Federal Votação do Orçamento é adiada para a tarde, em sessão que pode avaliar vetos
Senado Federal Agora é lei: Ilhéus é Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate
Senado Federal Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuva