O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após decolar na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite dessa segunda-feira (23). O veículo não era tripulado.
O foguete da empresa Innospace partiu às 22h13 e, segundo comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), sofreu uma “anomalia que o fez colidir com o solo”.
De acordo com a nota, uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local da queda para analisar os destroços. A Innospace também trabalha para descobrir o motivo da falha.
O lançamento do HANBIT-Nano foi adiado diversas vezes. Inicialmente, o voo estava programado para ocorrer em novembro. A data mudou para 17 de dezembro, mas foi identificada uma anomalia, o que levou a nova mudança, dessa vez para 19 de dezembro. Outro problema fez com que o lançamento fosse transferido para essa segunda (22).
O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento e pesava 20 toneladas. Ele levaria para o espaço satélites que seriam colocados na órbita da Terra. Também carregava oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e a Índia.
Geral No DR com Demori, Marina Rossi fala sobre desmatamento e pecuária
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
Paraíba Caminhada fortalece rede de proteção às mulheres em João Pessoa
Paraíba Segurança inicia Operação Verão 2026 com reforço operacional, integração entre órgãos e uso de tecnologia Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas