Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
As organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em participar do Edital Funam nº 02/2025 têm até o dia 30 deste mês para enviar propostas. O edital visa selecionar parceria para executar o projeto “Recupera Cerrado II: Monitoramento e Gestão Adaptativa de Áreas em Recuperação”, com investimento de R$ 3.714.090,63 do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal.
O projeto tem como objetivo qualificar as ações de recuperação do Cerrado em 218,35 hectares distribuídos em áreas estratégicas do Distrito Federal, incluindo as orlas Sul e Norte do Lago Paranoá, parques e áreas de relevante interesse ecológico (Aries) no Paranoá, Asa Sul, Riacho Fundo, Águas Claras e Brazlândia. As atividades incluem manutenção, monitoramento e replantio de espécies nativas do cerrado em áreas onde já foram realizados investimentos em recuperação ambiental.
Planejamento
“No Cerrado, não basta apenas plantar; é preciso dar manutenção, monitorar, cuidar e adaptar as estratégias de acordo com as necessidades de cada área” Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente
“O Recupera Cerrado II é um projeto de continuidade que demonstra nosso planejamento de longo prazo”, reforça o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. “No Cerrado, não basta apenas plantar; é preciso dar manutenção, monitorar, cuidar e adaptar as estratégias de acordo com as necessidades de cada área. Com essa parceria, vamos garantir a efetividade dos investimentos já realizados e contribuir para a preservação do nosso bioma.”
A vice-governadora Celina Leão também vê boas perspectivas na parceria: “Este edital representa nosso compromisso com a proteção do Cerrado e com a gestão responsável dos recursos públicos já investidos na recuperação de nossas áreas verdes”, afirma a vice-governadora Celina Leão. “Queremos garantir que cada muda plantada tenha as condições necessárias para crescer e cumprir seu papel ecológico."
A parceria terá duração de 18 meses, podendo ser prorrogada por igual período. Os recursos serão desembolsados de acordo com o cumprimento das metas e plano de trabalho aprovado. A organização selecionada deverá apresentar contrapartida não financeira entre 10% e 20% do valor proposto.
Como participar
As OSCs interessadas devem cumprir os requisitos do edital e encaminhar sua proposta por meio de link de acesso à pasta em nuvem digital para o e-mail funam@sema.df.gov.br. As organizações participantes devem ter no mínimo dois anos de cadastro ativo no CNPJ e comprovar experiência em atividades relacionadas ao objeto da parceria. O edital completo, com todos os requisitos e critérios de seleção, está disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF). A divulgação do resultado provisório está prevista para até dez dias úteis após o encerramento das inscrições.
*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente
Brasília Lei exige que profissionais de Educação Física sejam treinados em primeiros socorros
Educação no Trânsito Educação de trânsito alcança 2,5 mil pessoas no fim de semana
Brasília Sete anos do IgesDF consolidam o Hospital de Base como referência em alta complexidade
Brasília Fim de semana em Brasília vai da agitação do pré-carnaval à calmaria do cinema e leitura
Brasília Aberta campanha para identificação de crianças no Carnaval
Brasília Agências do trabalhador têm vagas com salários de até R$ 3,3 mil nesta quinta (22) Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 22°
Chuva