A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 5735/23 , que obriga a União e os estados a garantirem compensações aos municípios afetado pela instalação de unidades prisionais em seu território. O descumprimento da medida caracteriza crime de responsabilidade.
A compensação poderá ser:
Os recursos destinados às compensações virão Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).
O que pode ser compensado
O texto, de autoria do deputado José Priante (MDB-PA), considera impactos adversos modificações que afetem:
Parecer favorável
O relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), afirmou que a proposição trata de um tema relevante para a política urbana brasileira. Segundo ele, embora as unidades prisionais sejam essenciais para a segurança pública nacional, os impactos recaem de forma significativa sobre a gestão municipal.
“[Os municípios] passam a assumir maior demanda por serviços, infraestrutura e ordenamento urbano, muitas vezes sem qualquer mecanismo de compensação ou cooperação federativa”, afirmou.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas
Câmara Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais
Câmara Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento
Câmara Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre
Câmara Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito
Câmara Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva Mín. 16° Máx. 31°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuva