O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou, neste sábado (31), por uma avaliação de rotina do primeiro dia de pós-operatório da cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o exame oftalmológico mostrou evolução satisfatória, dentro do esperado para o período .
A avaliação foi realizada na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, e o presidente foi liberado para retornar às atividades habituais na segunda-feira (2), quando deverá participar da sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Na cirurgia , o cristalino é substituído por uma lente artificial.
O presidente foi submetido ao procedimento na sexta-feira (30) e recebeu alta hospitalar no mesmo dia. Lula já havia feito o mesmo procedimento no olho direito, em 2020 .
No final de semana, Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, com o acompanhamento das equipes lideradas pelo médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Política Principal desafio da Venezuela é fortalecer democracia, diz Lula
Política Lula volta a defender mandato para ministros do STF
Política Quebra do sigilo do Banco Master sai da pauta da CPMI do INSS
Proteção Animal Efraim propõe pauta por leis mais rigorosas para crueldade contra animais, após caso do Cão Orelha
Política Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1, diz líder
Política Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 22°
Chuva