Goiânia está entre as 10 capitais com a melhor qualidade da saúde, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP). A organização não governamental (ONG) mede a capacidade de cada município em oferecer bem-estar à população. O índice utiliza dados de 2025, ano em que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investiu mais de R$ 830 milhões no serviço.
“Um dos nossos compromissos é com a saúde, e muito tem sido feito. Assumimos com um cenário de uma cidade totalmente destruída, com a saúde em intervenção. Mesmo diante de uma dívida de quase R$ 5 bilhões, o trabalho tem resgatado a confiança do goianiense na administração pública. 2026 será o ano da transformação na Saúde de Goiânia”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
“Nós temos transformado a saúde de Goiânia, essa é a determinação do prefeito. Já entregamos 45 carros novos e estamos fazendo a manutenção dos telhados das unidades, sendo quatro reformas por mês. Também fizemos a reabilitação das nossas equipes de SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e das equipes de Samu”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
Goiânia alcançou a 9ª posição do ranking das capitais com os melhores indicadores de qualidade da saúde. Para avaliação desse item, a CLP avalia a obesidade, desnutrição e mortalidade na infância, além da mortalidade materna e a mortalidade por causas variáveis. Segundo a organização, por ter uma boa qualidade da saúde, os goianienses têm mais longevidade e melhor condição de vida.
O desempenho da capital é resultado dos investimentos da gestão ao longo de 2025. As melhorias incluem a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), implementação de novo modelo de gestão nas maternidades municipais, restabelecendo serviços essenciais e mais de 2 milhões de atendimentos na rede de atenção primária e de urgência e emergência.
Neste ano, a prefeitura já entregou 45 novos carros para a Saúde, adotou medidas para assegurar abastecimento de medicamentos e insumos, iniciou a contratação de mais 1,8 mil médicos e renovou os colchões e lençois das unidades. Além disso, atualmente, a SMS mantém 90% do estoque regular de medicamentos e insumos, evitando desabastecimentos e necessidade de compras emergenciais.
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Novo Gama A parceria entre o Governo e a Prefeitura de Novo Gama transformou essa cidade”, destaca Daniel Vilela
Luziânia Mutirão oftalmológico no Hospital do Jardim Ingá realiza quase 300 cirurgias
Goiânia Prefeitura de Goiânia realiza manutenção programada no Sistema Simplifica para otimizar atendimento digital
Valparaíso de Goiás Prefeitura avança em projeto de drenagem da BR-040
Carnaval Prefeitura de Goiânia promove ações de conscientização e promoção de direitos durante o pré-Carnaval na capital
Valparaíso de Goiás Prefeitura dá ordem de início à reforma de unidade de saúde no Jockey Club Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 22°
Chuva