O Projeto de Lei 1105/25 define um piso salarial nacional de R$ 3.040,00 para os conselheiros tutelares. Pelo texto, o valor será reajustado anualmente com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Segundo o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor da proposta, a medida visa garantir condições dignas de trabalho para os profissionais responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) .
“A inexistência de um piso salarial nacional faz com que muitos conselheiros tutelares recebam remunerações incompatíveis com a complexidade e a responsabilidade das funções”, disse ele na justificativa que acompanha o texto.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e vinculado à administração pública. Hoje, o ECA determina que a remuneração e o pagamento dos integrantes sejam definidos em legislação municipal ou distrital.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas
Câmara Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais
Câmara Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento
Câmara Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre
Câmara Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito
Câmara Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva Mín. 16° Máx. 31°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuva