Sábado, 07 de Fevereiro de 2026 20:32
(61) 99213-8686
Paraíba Rio Piancó

Registro feito na manhã desta sexta-feira (6), pelo ambientalista Alex Fernandes, mostra a água chegando lentamente no Rio Piancó

Às chuvas no Sertão da Paraíba vem caindo dos céus, lentamente, e a previsão indica instabilidade no Vale do Piancó no início de fevereiro de 2026

06/02/2026 20h08
Por: Redação Fonte: O Blog de Piancó
Foto: Divulgação/O Blog de Piancó
Foto: Divulgação/O Blog de Piancó

Com base nas condições climáticas e no monitoramento de recursos hídricos na região do Vale do Piancó, Paraíba, o início de fevereiro de 2026 marca o período de chuvas intensas que aumentam o nível dos rios e riachos locais. A chegada de águas provenientes das chuvas no Rio Piancó, especificamente na região dos Sítios Santo Antonino e Cantinho [no Município de Piancó], é comum nesta época do ano devido às recargas naturais nas cabeceiras e afluentes, especialmente com as chuvas que vem caindo nestes últimos dias.

A bacia do Rio Piancó é monitorada devido à sua importância para o abastecimento da região. Esta expectativa no aumento de vazão é fundamental para a recuperação dos reservatórios após o período seco. Mas para informações exatas sobre o nível de vazão no local neste dia 6 de fevereiro de 2026, recomenda-se verificar os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

O ambientalista Alex Fernandes esteve na manhã desta sexta-feira (6) no leito do Rio Piancó, entre as comunidades rurais de Santo Antonino e Cantinho, e registrou a água descendo, lentamente, em direção à Coremas.

Às chuvas no Sertão da Paraíba vem caindo dos céus, lentamente, e a previsão indica instabilidade no Vale do Piancó no início de fevereiro de 2026. Relatos indicam fortes chuvas na regiãoagora no início de fevereiro, com aumento da umidade, após dias de forte calor. As chuvas voltam timidamente ao Vale do Piancó, trazendo chuvas isoladas com raios e trovões na região.

Embora o monitoramento oficial da AESA precise confirmar o aumento, o comportamento típico de chuvas intensas nessa área causa rápida cheia, especialmente em riachos e rios como o Piancó.

Às precipitações beneficiam o Vale do Piancó, enviando água para a bacia hidrográfica local.

O cenário de 2026 é de monitoramento, com alertas para a necessidade de recarga nos reservatórios, após um final de 2025 com o Rio Piancó registrando baixos níveis.

Com Informações O Blog de Piancó 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.