O governador João Azevêdo esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (6), com o comandante do Exército do Brasil, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que está em visita institucional à Paraíba, para tratar sobre parcerias nas áreas de Ciência e Tecnologia e de obras como convênio para a implantação de 150 poços artesianos nos municípios paraibanos atingidos pela estiagem.
Durante sua visita à Paraíba, o general Tomás Paiva participou de um encontro no Sesc Cabo Branco com o governador João Azevêdo e os comandantes do Exército no Nordeste, general Carlos Machado; e do 1º Grupamento de Engenharia da Paraíba, general de Brigada Helton Fernandes de Andrade; e o secretário de Segurança do Estado, Jean Nunes. Na ocasião, foram tratados sobre futuros convênios científicos entre Instituto de Pesquisa Tecnológica do Exército, inaugurado no ano passado na Amazônia, e Governo da Paraíba em projetos como o radiotelescópio Bingo, em Aguiar, a Cidade da Astronomia, em Carrapateira, e o Centro Internacional de Computação Quântica (Ciquanta), em João Pessoa.
O governador João Azevêdo afirmou que a Ciência e Tecnologia pode ser mais uma área para gerar parcerias importantes entre o Exército brasileiro e o Governo do Estado e que quanto mais mãos estiverem unidas em torno desse objetivo, mais rápido os objetivos serão atingidos. “Aquilo que estamos trabalhando com a construção do radiotelescópio Bingo, com a Cidade da Astronomia e com o Centro Internacional de Computação Quântica é mais uma área que o governo está absolutamente aberto para discutirmos possibilidades reais de pesquisas e inovação, principalmente porque é uma área que lida com o futuro”.
Perfuração de poços - O chefe do executivo estadual também destacou que está assinando um protocolo com o Exército para perfuração de 150 poços na Paraíba, que é uma área que o Grupamento de Engenharia da Paraíba desenvolve com muita competência e que para a região do Semiárido é fundamental.
“A relação do Governo estadual com o Exército em todas as áreas, principalmente na engenharia, nos diversos protocolos que já assinamos para perfuração de poços, de apoio em momentos tão importantes como na pandemia, e nas outras parcerias extraordinárias para o povo da Paraíba, essa relação é muito forte. Eu disse aqui ao general Tomás que o 1º Grupamento de Engenharia, mesmo com atuação no Nordeste, pertence mais à Paraíba do que ao próprio Exército. Esse é o sentimento do povo da Paraíba”, ressaltou João Azevêdo.
O comandante do Exército no Brasil, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou que a visita possibilitou estreitar ainda mais as parcerias e a colaboração com o Governo da Paraíba. “Temos uma relação especial e consolidada de muito tempo com o Estado da Paraíba a partir do trabalho do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa”, frisou.
“Me interessei muito pelos projetos de Ciência e Tecnologia desenvolvidos pelo Governo da Paraíba na área de astronomia e de computação quântica. Inauguramos o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Exército na Amazônia recentemente. Então minha primeira ação ao chegar em Brasília será acionar o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, que faz parte do alto comando, para que possam fazer uma visita à Paraíba e junto com o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Carlos Machado, iniciar as tratativas com a equipe técnica do Governo do Estado”, explicou o general Tomás Ribeiro Paiva.




Paraíba Lucas Ribeiro inaugura escola em Pedras de Fogo e reforça avanço da educação na Paraíba
Geral Rio, Minas e São Paulo têm alerta de “grande perigo” para chuvas
Paraíba Equipes de Robótica da Rede Estadual participam do Festival Regional SESI de Robótica
Paraíba 14ª GRE realiza Jornada Pedagógica focada em Saberes Ancestrais
Paraíba Governo da Paraíba promove Maior São João do Mundo e atrativos de Campina Grande para agentes de viagens de Brasília
Geral Rio ganha Núcleo de Proteção e Defesa dos Animais Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 22°
Chuva