A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans nesta quarta-feira (11), às 10h, no plenário da Casa. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Fábio Félix (PSOL), que ressalta a importância da afirmação de direitos deste segmento da sociedade.
“A população trans brasileira enfrenta, ainda hoje, desafios estruturais que demandam atenção do poder público. Diversos estudos e levantamentos indicam que travestis, mulheres e homens trans estão entre os grupos mais vulneráveis às violações de direitos humanos, enfrentando barreiras no acesso à educação, ao mercado de trabalho formal, à saúde integral e à segurança. Dados de organizações da sociedade civil revelam taxas alarmantes de violência e discriminação, refletindo desigualdades historicamente construídas”, observa o parlamentar.
Fábio Félix também destaca a importância da realização de um evento como esse na sede do Legislativo local. “Ao promover esta sessão solene, esta Casa reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade, da inclusão e do respeito à diversidade humana, criando um espaço institucional para dar visibilidade às demandas e conquistas da população trans, reconhecer o trabalho de ativistas, coletivos e instituições que atuam na defesa dos direitos dessa comunidade e fortalecer o diálogo entre sociedade civil e poder público. Esta solenidade é um gesto simbólico e concreto desta Casa no enfrentamento à desigualdade e na construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva”, afirma o distrital.
Eder Wen - Agência CLDF
Direitos Humanos Caso de Itumbiara acende alerta para violência vicária; entenda
Direitos Humanos OAB-RJ terá plantão para orientar vítimas de violência contra mulher
Direitos Humanos Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio
Direitos Humanos Pacto contra o feminicídio busca colocar leis em prática, diz Lula
Direitos Humanos Segurança, moradia, saúde são maiores demandas de moradores de favelas
Direitos Humanos Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil Mín. 16° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 27°
Tempo limpo