A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediará, na próxima sexta-feira (13), solenidade em alusão ao Dia Mundial de Doenças Raras. A iniciativa é do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), presidente da frente parlamentar que atua na defesa e no acompanhamento das políticas voltadas às pessoas com doenças raras. O evento ocorre no Plenário da Casa às 14h30.
O evento reunirá pacientes, familiares, profissionais de saúde, especialistas e representantes de organizações da sociedade civil para discutir os desafios enfrentados no diagnóstico, no tratamento e no acesso a serviços essenciais no Distrito Federal.
O parlamentar destaca que eventos como esse são fundamentais para ampliar a conscientização sobre os direitos e as necessidades das pessoas com doenças raras. Segundo Pedrosa, o debate público precisa ser fortalecido para a construção de políticas mais eficazes.
“O propósito da solenidade é dar visibilidade para a causa ao conscientizar a população, autoridades de saúde pública e profissionais sobre as doenças raras e as dificuldades dos pacientes para ter acesso à atenção e cuidado”, afirmou.
A data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a existência e a importância da divulgação de informações sobre as mais de 7 mil patologias raras que existem no mundo. O evento será aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF.
Serviço:
Solenidade em alusão ao Dia Mundial de Doenças Raras
Data: Sexta-feira, 13 de março
Horário: 14h30
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Realização: Deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras
Acesso: Evento aberto ao público
Christopher Gama - Agência CLDF de Notícias
SUS ERRATA: em Novo Gama Conselho de Saúde realiza 1ª Pré-Conferência Municipal rumo à 18ª Conferência Nacional
Saúde Brasil bate recorde de transplantes em 2025
Saúde Vigilância do câncer relacionado ao trabalho ganha novas diretrizes
Saúde Oftalmologistas lançam campanha 24 Horas pelo Glaucoma
Saúde Fiocruz oferece curso gratuito sobre bets e saúde mental
Goiás Saúde alerta! Primeiro caso de febre Oropouche foi encontrado em Anápolis Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 27°
Tempo nublado