AComissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC)aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 1795/2025 , de autoria da deputadaPaula Belmonte (PSDB). A propostacria regras para a avaliação periódica das políticas públicas no âmbito da administração públicado Distrito Federal.
O texto regulamenta o dispositivo constitucional que determina a obrigatoriedade de avaliação e ampla divulgação dos resultados das políticas públicas. Pelo projeto, órgãos e entidades do Governo do DF deverão definir, anualmente, quais programas serão avaliados, com base em critérios como custos, benefícios, eficiência, efetividade e impactos sociais, econômicos e ambientais.
Na avaliação de Paula Belmonte,a proposta vai contribuir diretamente para “fortalecer a governança pública no Distrito Federal; aumentar a eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas; promover a transparência, o controle e aaccountability; além de garantir maior racionalidade na alocação dos recursos públicos”.
A iniciativa também prevê participação social no processo de avaliação, além da divulgação dos resultados no Portal da Transparência, nos sites oficiais dos órgãos e no Diário Oficial do DF. Os relatórios deverão ainda ser encaminhados à Câmara Legislativa.
Prestação de contas e fiscalização
Na mesma reunião, a comissão também aprovou o Projeto de Lei nº 2065/2025 , de autoria do deputadoPastor Daniel de Castro (PP). A propostatorna obrigatória a prestação de contas financeira e de atividades, a cada seis meses, por órgãos e entidades da administração pública do DFcujos dirigentes tenham nomeação sujeita à aprovação da Câmara Legislativa.

Pelo texto, os relatórios deverão ser encaminhados à CLDF e publicados nos portais institucionais, fortalecendo os mecanismos de transparência, fiscalização e controle do Poder Legislativo sobre a administração pública.
“Embora haja a sabatina prévia, não existe atualmente qualquer mecanismo legal que assegure acompanhamento periódico, automático e obrigatório das atividades e das contas desses órgãos pela CLDF. O acompanhamento ocorre, hoje, apenas mediante requerimentos esporádicos ou CPIs, o que gera lacunas de informação”, destacou o parlamentar na justificativa da proposta.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 2019/2025 , de autoria dodeputado Roosevelt Vilela (PL), que altera a legislação que rege o processo administrativo fiscal do Distrito Federal para modificar a composição do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (TARF).
A propostaamplia o número de conselheiros do tribunal de 14 para 18 membros efetivose igual número de suplentes, garantindo composição paritária entre representantes da Fazenda do Distrito Federal e do setor econômico e profissional.
“A proposta busca essencialmenteaumentar a capacidade de julgamento do Tribunal, elevando o número de conselheiros efetivos, de modo a garantir a celeridade e a eficiência da Justiça Fiscal Administrativa, além de aprimorar a representatividade e a especialização técnica do colegiado”, destacou o parlamentar.
O projeto também fortalece a representatividade técnica do TARF, assegurando a participação de segmentos econômicos e profissionais, como comércio, indústria, serviços, transporte, advocacia e contabilidade.
As matérias avançaram com votos favoráveis dos deputadosIolando (MDB), Pepa (PP) e Paula Belmonte (PSDB). Com as aprovações, as propostas seguem para análise nas demais comissões da Casa antes de serem apreciadas em Plenário.
Christopher Gama - Agência CLDF de Notícias
Abril Azul Diagnóstico de TEA: como lidar e por onde começar
Geral Inmet alerta para risco de vendaval no Rio Grande do Sul nesta sexta
Geral Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 60 milhões
Paraíba Paraíba reforça estratégia de mercado com operadoras de turismo na WTM
Sessão Solene CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Gestão Pública CLDF homenageia servidores da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 27°
Tempo limpo