A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS), realizou, nesta quinta-feira (23), mais uma etapa da 2ª Reunião Regional de Dirigentes de Vigilância em Saúde. O encontro teve como objetivo fortalecer as ações desenvolvidas nos municípios e qualificar as estratégias adotadas nos territórios, reunindo representantes da 2ª e da 12ª Gerências Regionais de Saúde (GRS), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP-PB), em João Pessoa.
A programação da reunião tem promovido a integração entre Estado e municípios, reunindo coordenadores das áreas de vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária, de imunização, além de representantes da Atenção Primária à Saúde (APS), para discutir desafios, alinhar estratégias e aprimorar os processos de trabalho em saúde pública.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES-PB, Talita Tavares, a iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das ações de vigilância de forma regionalizada e integrada.
“Esses encontros são fundamentais para aproximar ainda mais o Estado dos municípios, permitindo um diálogo direto sobre as necessidades locais e a construção conjunta de soluções. A ideia é consolidar uma atuação cada vez mais articulada, que contribua para respostas mais eficientes nos territórios”, destacou.
A gerente da 12ª GRS, Evillâne Matias, ressaltou a relevância da reunião para o aprimoramento dos indicadores de saúde no âmbito do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS). “Momentos como este são essenciais para fortalecer o monitoramento dos indicadores e qualificar as ações que impactam diretamente os resultados do PQAVS. Esse alinhamento técnico contribui para que os municípios avancem de forma mais consistente na melhoria dos seus indicadores”, afirmou.
A SES-PB tem se destacado no alcance das metas do PQAVS, garantindo que os 223 municípios paraibanos cumpram os indicadores estabelecidos e tenham acesso a recursos adicionais para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde.
Durante a programação, também são debatidos temas estratégicos, como a ampliação da cobertura vacinal, com ênfase na vacina contra o HPV, o fortalecimento da rede de atenção materno-infantil, especialmente no enfrentamento da sífilis congênita, e a qualificação do fluxo laboratorial das amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).
A agenda da 2ª Reunião Regional de Dirigentes de Vigilância em Saúde terá continuidade nesta sexta-feira (24), com a participação dos dirigentes da 1ª Gerência Regional de Saúde, dando sequência ao processo de diálogo e alinhamento das ações em todo o estado.




Geral Mega-Sena acumulada vai sortear R$ 100 milhões no próximo sábado
Paraíba Educação inicia mais uma Jornada Formativa, desta vez com foco na Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Paraíba Projeto da Saúde da Paraíba no Agreste ganha reconhecimento nacional e será apresentado em Brasília
Geral Fiéis se concentram no centro do Rio para celebrar dia de São Jorge
Geral Governo autoriza nomeação de mil aprovados para concurso da PF
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 70 milhões Mín. 16° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado