Os regulamentos de competições esportivas deverão impedir a exposição indevida de atletas lesionados. Projeto de lei nesse sentido foi aprovada nesta quarta-feira (6) pela Comissão de Esporte (Cesp). O (PL) 3.742/2024 vai à Câmara dos Deputados, salvo se pelo menos nove senadores pedirem análise em Plenário.
O texto, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), prevê que os organizadores das partidas protejam visualmente o local de atendimento do atleta e orientem a imprensa a não expor a situação do atleta de forma sensacionalista.
O relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR), explicou que o projeto não impõe um modelo único e rígido de execução. Cada regulamento das competições devem adotar regras de privacidade do atleta.
Para ele, a exposição exagerada das lesões pode ferir a dignidade e a saúde psicológica dos jogadores, além de fomentar uma cobertura antiética na mídia.
— A exibição reiterada de cenas de sofrimento, dor ou fragilidade física pode ocasionar danos que ultrapassam o instante do evento esportivo, com repercussões morais e psicológicas para o atleta — disse Chico Rodrigues.
Senado Federal Violência sexual contra crianças e adolescentes será discutida nesta quarta
Senado Federal Projeção no Congresso homenageia Dia Nacional do Orgulho Trans e Travesti
Senado Federal Teresa Leitão pede união no combate à violência sexual contra crianças
Senado Federal Confúcio Moura critica demora na prestação de serviços públicos
Senado Federal PEC que amplia autonomia do Banco Central está na pauta da CCJ na quarta
Senado Federal Governadores recebem comenda do Senado por alfabetização de crianças Mín. 16° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo limpo