A termoablação por micro-ondas trata nódulo benigno na tireoide em 30 minutos e evita medicação diária. A cirurgia minimamente invasiva representa uma mudança de paradigma no tratamento do quadro, pois é feita com anestesia local e, comumente, a alta médica ocorre no mesmo dia. No serviço de Medicina Crânio-Cervico-Facial e Odontologia Hospitalar do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) são realizados, em média, 100 procedimentos por ano.
O procedimento de termoablação por micro-ondas utiliza uma agulha fina que emite ondas de energia, produzindo um calor concentrado. Quando inserida no nódulo, destrói as células sem danificar o restante do órgão. Por evitar a retirada parcial ou integral da glândula, a depender do caso, a cirurgia torna desnecessário o uso de hormônio tireoidiano por toda a vida.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP publica decreto que amplia Tabela SUS Paulista para hospitais municipais
A termoablação por micro-ondas foi utilizada pela primeira vez no HSPE em 2021. Atualmente, a técnica está incorporada à rotina assistencial do hospital. É indicada principalmente para nódulos tireoidianos benignos e para quadros malignos específicos de até 1 cm. Pacientes com metástase em linfonodos do pescoço que já tiveram câncer de tireoide também podem realizar o procedimento.
LEIA TAMBÉM: Carretas de mamografia vão fazer exames gratuitos na Grande SP, São José do Rio Preto, Registro, Araçatuba e Sorocaba
O diretor do serviço de Medicina Crânio-Cervico-Facial e Odontologia Hospitalar do HSPE, Dr. Carlos Lehn, explica que o tratamento é de primeira linha. “Outra vantagem é que a anestesia geral e a internação se tornam desnecessárias. O procedimento raramente ultrapassa 30 minutos de duração e não deixa cicatriz no pescoço. É uma mudança de paradigma no tratamento de nódulos na tireoide”, destaca. Por ser um método minimamente invasivo, a recuperação é mais rápida, com pouco inchaço e dor, permitindo o retorno à rotina em um ou dois dias.
Geral PM do Rio reforça policiamento durante jogos da seleção brasileira
Geral IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio
Sessão Solene CLDF homenageia profissionais que movem o setor de eventos no Distrito Federal
Homenagem Efraim recebe a maior honraria da Marinha por atuação em defesa das Forças Armadas do Brasil
Geral Inmet prevê pancadas de chuva em todas as regiões do país
Geral Governo define horário de expediente em jogos do Brasil na Copa Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 16° Máx. 27°
Chuva