Sexta, 20 de Setembro de 2024 00:46
(61) 99213-8686
Goiás VALPARAÍSO DE GOIÁS

Secretaria de saúde instala tenda no CAIS para atender pacientes com suspeita de dengue

Local deve receber cerca de 300 atendimentos diariamente

01/02/2024 16h05
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Divulgação/SECOM/PMVG
Foto: Divulgação/SECOM/PMVG

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), instalou, nesta quinta-feira (1º de fevereiro), uma tenda na operação contra a dengue, na área externa do Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), no bairro Valparaizo II.

Esta é a primeira estrutura criada fora dos ambientes internos dos hospitais de urgência e postos de saúde e irá atender exclusivamente pacientes valparaisenses com suspeitas de dengue. Cerca de 300 pessoas podem ser examinadas diariamente no local, que conta com uma equipe multiprofissional, com dois médicos, enfermeiros, dando todo o suporte necessário. Essa instalação possui testes rápidos de exame de sangue, que possibilita a contagem de plaquetas para a identificação de eventuais agravamentos e possíveis evoluções para a fase hemorrágica.

“Sabemos que estamos passando por um momento delicado na saúde com o avanço da dengue, nossa gestão trabalha para sempre atender bem a nossa população, por isso criamos essa tenda aqui no Cais para receber os casos suspeitos da dengue, intensificando os nossos esforços para garantir o rápido e eficaz atendimento à pessoas contaminadas pelo mosquito aedes aegypti”, disse o prefeito Pábio Mossoró.

“Todas as pessoas que estão com suspeita da doença e estão indo as nossas emergências são direcionadas para essa tenda que é exclusiva para atendimentos contra a dengue. Temos uma equipe comprometida em auxiliar a todos com reidratação oral, reidratação venosa e nos casos mais graves, a gente leva lá para cima e faz a internação. Então a ideia é que a gente consiga resolver todo esse maior fluxo já diretamente aqui na tenda”, afirmou a diretora do Cais, Ana Carolina.

A tenda funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Combate ao Aedes aegypti

Desde que os casos se expandiram em todo o país, nesse período chuvoso, a cidade de Valparaíso vem enfrentando essa guerra contra o mosquito com todo o empenho e trabalho nas ruas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) percorrem diariamente vias de todo o município, orientando a população e vistoriando possíveis focos, realizando visitas domiciliares com o objetivo de identificar e eliminar os criadouros do mosquito. Carros fumacês e maquinários estão circulando pelos principais bairros da cidade, em um trabalho que não tem previsão para finalizar.

“Sabemos que esse período chuvoso é crítico, não somente em Valparaíso, mas em todo o país. Mas estamos na luta, e quero agradecer o empenho, dedicação, comprometimento e certamente, a participação popular nas ações de combate ao Aedes aegypti é um dos principais eixos do nosso programa de controle para evitar o surgimento de novos casos. A Prefeitura de Valparaíso não mede esforços para deixar a cidade limpa e garantir qualidade de vida aos munícipes. No entanto, precisamos do apoio de todos. Juntos vamos vencer a guerra contra a Dengue”, afirmou o prefeito Pábio Mossoró.

“Esta é uma ação que não tem previsão de término, vamos à luta contra a Dengue. A operação conta com a integração de todas as forças da nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Neomar Camelo.

Ao longo da campanha de combate ao Aedes aegypti, os agentes públicos colocarão em prática medidas de prevenção, ações conscientizadoras e a realização visitas às residências, além de palestras em escolas públicas, limpeza de terrenos baldios e pontos de acúmulo de lixo, onde possam possuir possíveis focos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha sabendo da importância da orientação dos cidadãos para evitar a proliferação do Aedes e acende um sinal de alerta contando com a cooperação de todos para vencer essa batalha.

SECOM/PMVG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.