Quinta, 19 de Setembro de 2024 13:14
(61) 99213-8686
Goiás Valparaíso de Goiás

Estudantes participam da fase municipal do projeto soletrando e digitando em libras

O Concurso Soletrando, instituído em lei pela Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás em 2013, é uma iniciativa educativa que promove a interação lúdica com a Língua Portuguesa para estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

04/06/2024 11h07
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

Na tarde do último dia 28 de maio, aconteceu, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Fase Municipal do Projeto Soletrando e Digitando em Libras.

Desenvolvido pela SME, o projeto envolve três etapas: a fase inicial em sala de aula, a fase escolar final e a fase municipal, consolidado em uma importante disputa das crianças e jovens que foram os destaques nas escolas municipais.

Palavras e suas etimologias, aplicação em frases, significados, soletração e digitação geram o potencial de conscientização dos estudantes para o processo de estudo e aprendizagem, ampliando o seu universo vocabular para uma melhor desenvoltura nas relações de comunicação verbal e não verbal.

O Concurso Soletrando, instituído em lei pela Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás em 2013, é uma iniciativa educativa que promove a interação lúdica com a Língua Portuguesa para estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Além de fortalecer o vocabulário e o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa, o concurso também inclui a iniciativa “Digitando em Libras”, que integra a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao evento, promovendo a inclusão da comunidade surda.

“É um projeto que compõe o Plano de Ação da Educação há mais de 10 anos, proposto e acompanhado pela Equipe Pedagógica da SME que, todos os anos, assume esse compromisso de exaltar a nossa língua materna, em sua diversidade de linguagem, como a ferramenta mais poderosa das relações humanas”, disse a secretária de Educação, Natássia Gadêlha.

“Foi muito bonito ver as crianças e adolescentes tão imersos nesse mudo linguístico, desafiando suas potencialidades para ganhar mais agilidade com o uso de um novo vocabulário que pode, verdadeiramente, promover conhecimento e interação social”, finalizou.

SECOM/PMVG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.