O Hemocentro da Paraíba, unidade do Governo do Estado, comemorou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com música, homenagens e acolhida calorosa aos doadores. O evento ocorreu, nessa segunda-feira (25), no Hemocentro Coordenador de João Pessoa, quando mais de 150 pessoas efetuaram a doação de sangue.
Dados do Núcleo de Planejamento e Gestão do Hemocentro mostram que, neste ano, mais de 78 mil pessoas realizaram a doação de sangue na Hemorrede Estadual, que inclui além do Hemocentro Coordenador de João Pessoa, o Hemocentro Regional de Campina Grande os Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Sousa. Todas as unidades homenagearam os doadores voluntários de sangue.
O secretário de Estado da Saúde, Arimatheus Reis, agradeceu aos paraibanos cadastrados no banco de sangue e lembrou que os meses do fim e do início de ano (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) são meses críticos. “É importante nesse período de férias escolares, período de verão, também reforçar o compromisso com o Hemocentro, reforçar o compromisso com a vida e com a solidariedade”.
O secretário fez um chamado especial para os paraibanos. “Convido você que ainda não conhece o Hemocentro que se faça presente, conheça o projeto, a iniciativa. Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas”, destacou.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, intensificou o chamado do secretário de Estado da saúde. “O sangue não é fabricado, ele tem que ser doado e somente com este gesto de solidariedade de nossos doadores, o Hemocentro consegue fazer a distribuição de sangue e de hemocomponentes para as unidades de saúde no Estado” pontuou a diretora.
O empreendedor Charles Tavares, 54 anos, é doador voluntário há quase duas décadas e falou da satisfação em vestir a camisa da doação de sangue. “É uma imensa alegria poder doar sangue e saber que outra pessoa vai ganhar esperança de vida com este meu gesto. Faço minha doação sempre, pelo menos duas vezes ao ano e sempre que consigo trago um amigo para fazer o mesmo”.
O professor universitário Paulo Serrano aguardava com cuidado o dia de mais uma doação de sangue. “Sou doador há quase cinco anos, mas precisei tomar uma medicação que me impediu de doar temporariamente, aguardei com paciência até conseguir voltar e novamente praticar esse lindo gesto de amor e solidariedade. Sempre incentivo alunos e colegas de trabalho a fazerem a doação de sangue, esse é um legado importante para toda sociedade”, declarou.
O educador Milton Pedro fez a última doação do ano no Dia Nacional do Doador. “Foi uma surpresa agradável fazer minha doação em uma data tão especial. Chegue ao Hemocentro e me deparei com uma linda festa que deixa a gente ainda mais motivado para fazer a doação”, afirmou.
O evento do Dia Nacional do Doador foi prestigiado por várias personalidades da imprensa paraibana e contou com a apresentação da Banda Oficial da Polícia Civil da Paraíba.






Paraíba Lucas Ribeiro abre Imagineland 2025 em Campina Grande com acesso gratuito de estudantes da rede pública
Paraíba “Standsauro” da Secties leva experiência imersiva de ciência e inovação ao Imagineland 2025
Geral Prêmio de R$ 95 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Paraíba Paraíba inscreve 1.680 reeducandos para o Enem PPL 2025
Paraíba Piscina flutuante no mar do Paraíba World Beach Games sedia torneio de polo aquático
Paraíba Programa Paraíba Contra o Câncer é destaque no segundo dia do Simpósio Estadual de Saúde Digital Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 32°
Tempo limpo