O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, realizou nessa semana que passou os primeiros encontros da Secult Itinerante, projeto que tem como objetivo percorrer todas as regionais de cultura para descentralizar as informações e democratizar o acesso às políticas públicas para o setor que estão sendo realizados de forma inédita na Paraíba.
Nesses primeiros dias, foram cinco encontros, realizados em Guarabira, Cuité, Campina Grande, Monteiro e Itabaiana, cada qual localizado em diferentes regionais de cultura. Ao todo, foram mais de 500 pessoas reunidas e mobilizadas entre gestores municipais e trabalhadores da cultura, já que os encontros receberam pessoas dessas cidades e também das circunvizinhas.
Na pauta, prestação de contas de todas as ações realizadas nos últimos dois anos, cronograma de ações e editais que serão realizados ao longo de 2025, investimentos que estão para ser realizados e também tirar dúvidas e coletar sugestões. Está sendo apresentado também o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) para a cultura da Paraíba para os próximos quatro anos.
A perspectiva é que, numa iniciativa recorde, sejam investidos R$ 100 milhões em recursos para a cultura da Paraíba apenas neste ano, dobrando o que vinha sendo investido anualmente pela atual gestão estadual.
“Concluímos essa primeira rodada de encontros com uma avaliação extremamente positiva, porque tivemos uma alta adesão. Mais de 70% dos municípios das regiões visitadas compareceram e atenderam ao chamado da Secult. Então a gente celebra esse interesse e essa disponibilidade das pessoas em construir juntas uma política cultural mais sólida e coletiva”, destacou Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
O gestor pontuou também a importância de que os debates reúnam o maior número de pessoas possíveis interessadas em contribuir com a cultura paraibana. “Foi um diálogo franco, transparente, respeitoso, republicano. Certamente saímos dessa primeira rodada com uma bagagem muito grande e com boas propostas para transformar as políticas públicas para melhor”, completou.
Nesta semana, novos encontros vão ser realizados, desta vez em Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos e João Pessoa. Mais uma vez, os encontros são destinados também para as pessoas que trabalham com cultura nas cidades que ficam próximas ao local do evento.
Uma primeira versão da Secult Itinerante já tinha acontecido em 2023, quando se discutiu muito sobre a Lei Paulo Gustavo, e agora os debates são mais centrados na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Na ocasião, está sendo explicado também como vão funcionar os birôs criativos, estrutura que tem a mesma lógica de descentralização e democratização de informações e que vai funcionar ao longo do ano em 22 municípios paraibanos.
Próximos encontros da Secult Itinerante
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo