A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação do Município, realizou na última quinta-feira (30/10) mais uma etapa da ‘Operação Cidade Segura’ para a retirada de fios soltos, antigos e inutilizados da rede aérea. Desta vez, a ação foi na Avenida Bernardo Sayão, região Central. Nesta sexta, as equipes se deslocam para a Avenida Marechal Rondon. A estimativa é de retirada de mais de 2 toneladas de cabos apenas nesse trecho.
O projeto tem 90 dias de atuação emergencial nos pontos críticos identificados em toda a cidade. A primeira etapa visa resolver situações de risco imediato, especialmente em locais com fios caídos, baixos ou acumulados, que comprometem a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.
A prefeita em exercício, Coronel Cláudia Lira, esteve presente no local e ressalta que o trabalho é realizado em vias de grande fluxo, mas também em diversas frentes pela cidade. “É um trabalho em parceria. As ações acontecem simultaneamente em diferentes locais", diz. Ela pontua também que a estimativa é que existam hoje 75 mil linhas de telefone fixos fora de operação ainda presas nos postes da cidade.
Já o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novaes, explica que estas ações são importantes para dar mais segurança à comunidade. “Estamos preocupados também com a segurança em relação aos fios que caem”, ressalta. L

A Operação Cidade Segura é realizada em parceria com o Ministério Público e empresas do setor de telecomunicações. O trabalho emergencial já foi realizado também nas Avenidas 85 e 24 de Outubro.
O comerciante Marley Santos, que trabalha na região da Bernardo Sayão, aprova a operação e conta que os fios soltos representam risco frequente para veículos e pedestres no local. “Já teve caminhão que encostou no fio e quase causou acidente. Para motoqueiro é perigoso também, porque o fio pode cair e derrubar. Agora com certeza vai melhorar, ficar mais seguro e dar mais visibilidade”, pontua.
Representante das empresas de telecomunicação, Celso Mendes destacou que parte dos cabos retirados é antiga e sem uso. “Há fios parados há 30 anos. Quando a gente vê uns mais grossos, pode ter certeza que não está em uso. Ele é o primeiro que a gente retira”, explica.
Após a retirada, os materiais são encaminhados para acondicionamento na Secretaria de Infraestrutura e seguem para destinação ambiental adequada, incluindo encaminhamento a associações de catadores, conforme protocolo definido junto ao Ministério Público.
Cidadãos podem informar casos de fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência: (62) 3524-1075 (mensagem com foto e endereço).
Secretaria Municipal de Comunicação — Prefeitura de Goiânia
Valparaíso de Goiás GGIM destaca avanços no controle da dengue, Covid-19 e implantação do método wolbachia em Valparaíso
Novo Gama Com investimento de R$ 1,4 milhões, Novo Gama avança na construção da nova Escola Cecília Meireles
Novo Gama Casa Lar Esperança recebe obras de pavimentação asfáltica
Valparaíso de Goiás Prefeitura de Valparaíso de Goiás realiza café da manhã com a melhor idade e anuncia novos investimentos para o município
Valparaíso de Goiás Mais uma obra para Valparaíso: construção da praça e área de convivência no Valparaizo II já está em licitação
Goiânia Prefeitura de Goiânia conclui serviços de infraestrutura em cemitérios para Dia de Finados Mín. 18° Máx. 21°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Chuva