Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260
Praia Grande finalizou a campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, com ótimas notícias. Durante o período foram realizados 6 mil atendimentos entre coletas de preventivo (Papanicolau), avaliações e solicitações de mamografia, ultrassonografia das mamas e outros atendimentos de saúde da mulher. Durante outubro, as 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) intensificaram os atendimentos ao público feminino com a oferta de inúmeros serviços.
A mamografia foi priorizada dentro do programa +Saúde PG, que tem aumentado a oferta de consultas de especialidades, exames e procedimentos, reduzindo o tempo de espera e agilizando o diagnóstico precoce e o tratamento da população. Foram mais de 2,6 mil solicitações de mamografia nas Usafas em outubro e mais de 6,3 mil agendamentos efetuados até dezembro.
Esse trabalho fez com que o tempo de espera para a realização do exame fosse drasticamente reduzido. Atualmente, o tempo médio de agendamento é de sete dias desde a solicitação no sistema. Tudo graças ao incremento de investimento proporcionado pela Prefeitura de Praia Grande nos atendimentos de saúde. Para se ter uma ideia, são estimados mais de 157 mil agendamentos de consultas, exames e procedimentos de outubro a dezembro, superando a marca de meio milhão em 2025.
“O +Saúde PG sintetiza os esforços da Administração Municipal em garantir mais qualidade assistencial aos praia-grandenses. O programa tem promovido uma maior cobertura de oferta em diversas especialidades e reduzido o tempo de espera dos pacientes. E durante o Outubro Rosa intensificamos os agendamentos de mamografia para oportunizar um tempo-resposta mais precoce no diagnóstico, o que permite o início do tratamento o mais rápido possível para a paciente que necessitar”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.
Durante o Outubro Rosa também foram efetuadas mais de 3 mil coletas de exame preventivo. Um dos destaques da ação foi a extensão do horário de funcionamento das Usafas até as 19h entre os dias 28 e 31 de outubro. Apenas nesse período foram realizadas mais de mil coletas de preventivo, evidenciando o sucesso da estratégia que deu oportunidade para que as mulheres acessassem os serviços também no período noturno.
Também foram desenvolvidas diversas atividades nas Usafas e nas Academias da Saúde relativas ao Outubro Rosa. Foram promovidas caminhadas, aulas de dança, palestras, trabalhos de grupo com orientações voltadas ao câncer de mama, de colo de útero e à saúde da mulher como um todo.
E mesmo após a campanha, as Usafas permanecem à disposição para a realização do preventivo e a avaliação para fazer a mamografia ou qualquer outro exame. Basta procurar a Usafa na qual está cadastrada com o cartão do posto.
Ceas Mulher – Após avaliação da equipe da saúde da família e a realização dos exames na rede credenciada, caso necessário, a paciente pode ser encaminhada ao Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara. O equipamento funciona como uma rede de apoio à saúde feminina e oferece atendimento humanizado com médicos especializados e acolhimento das mulheres.
Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados à mama e ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou atendimento de maior complexidade junto ao Estado.
O Ceas Mulher desenvolve ainda todo o acompanhamento de pré-natal de risco, com ginecologistas que atendem as gestantes que precisam de maiores cuidados. Os casos de maior complexidade são encaminhados para o serviço do Estado. Esse acompanhamento do Ceas Mulher visa garantir mais saúde à mãe e ao bebê nas gestações mais complexas, fortalecendo as ações para reduzir a mortalidade infantil no Município.
A unidade realiza ainda campanhas educativas e de conscientização para mulheres e homens, em especial relacionadas ao planejamento familiar, outro foco de atendimento deste equipamento. Sempre que há consultas sobre o assunto, seja para laqueadura e vasectomia, seja para a colocação do DIU ou do implanon (implantes de contraceptivo subdérmico), os profissionais do Ceas Mulher promovem palestras de orientação e tiram dúvidas na sala de espera. Avaliações cirúrgicas e acompanhamentos de exames também estão entre os serviços prestados pela unidade.
Nova unidade – Em breve o Ceas Mulher ganhará uma unidade ainda mais ampla e moderna. Está em construção um novo equipamento, dentro do Complexo de Saúde localizado no Bairro Aviação, que contemplará ainda uma Usafa, uma Academia da Saúde Ampliada e o Ceas Criança.
O novo Ceas Mulher contará com uma recepção para quase 100 pessoas, além de 10 consultórios, sala de enfermagem e de procedimentos, sala de reuniões e setor de observação com capacidade para seis leitos. Tudo isso proporcionará maior comodidade para as mulheres atendidas pela equipe multiprofissional da unidade, que conta com ginecologista, mastologista, psicóloga, assistente social e nutricionista. Com o equipamento no Bairro Aviação, a unidade atual localizada no Caiçara será desativada.
São Paulo Mutirão de limpeza no Solemar remove 60 toneladas de entulhos das ruas
São Paulo “Abraço Rosa” finaliza mês de conscientização sobrea luta contra o câncer de mama
São Paulo Time PG é vice-campeão Paulista de Judô Aspirantes na contagem geral de pontos
São Paulo Cursos de doces e sobremesas artesanais do Qualifica PG abrem inscrições
São Paulo Bairro Canto do Forte receberá o projeto ‘Pet PG Chip’ nesta sexta-feira (31)
São Paulo Outubro Rosa: horário será estendido nas Usafas de PG para atender o público feminino Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo