Uma operação conjunta entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), garantiu o retorno seguro de uma paraibana, de 60 anos, ao estado, nesta terça-feira (4). A paciente foi repatriada após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico multifocal durante uma viagem ao Peru, no dia 30 de setembro.
Durante o período no exterior, a paciente recebeu os primeiros atendimentos médicos e, posteriormente, foi removida para o Brasil, permanecendo hospitalizada em Goiás desde o dia 25 de outubro, no Hospital Geral de Senador Canedo. O transporte até a Paraíba foi viabilizado por meio da aeronave Bombeiro 02, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/GRAME), em missão regulada pelo Centro de Regulação de Leitos Interestadual (COFIH) da SES-PB, com apoio terrestre do Programa Coração Paraibano.
De acordo com o médico e coordenador do Grame, Elvio Lievert, a paciente apresentou um evento cerebrovascular isquêmico multifocal de provável origem embólica autoimune, associado à suspeita de síndrome antifosfolípide (SAF), quadro que exigia suporte intensivo contínuo.
“Ela estava internada em Goiás desde o final de outubro, em leito de terapia intensiva, e já reunia condições clínicas de ser transportada com segurança para dar seguimento ao tratamento na Paraíba. A missão envolveu articulação entre estados e reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a vida e o cuidado humanizado, mesmo em situações de alta complexidade e grandes distâncias”, explicou o médico.
A operação interestadual envolveu equipes médicas, de enfermagem, pilotos e tripulantes do GOA/GRAME, em um percurso que totalizou cerca de oito horas de voo, com parada técnica para abastecimento em Vitória da Conquista (BA). A paciente manteve-se clinicamente estável durante todo o trajeto, necessitando apenas de oxigênio suplementar.
“A missão exigiu planejamento minucioso e integração entre várias instituições. Apesar das condições meteorológicas adversas no início do voo, conseguimos cumprir todo o trajeto com segurança e dentro da normalidade”, destacou o major Leonardo Guimarães, médico do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e integrante da tripulação.
Ao chegar à Paraíba, a paciente foi recebida pela equipe do Programa Coração Paraibano, da SES-PB, e encaminhada ao Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, em Cabedelo, onde permanece em estado clínico estável e sob cuidados especializados.
A operação reforça a capacidade técnica e o alcance do transporte aeromédico da Paraíba, que tem possibilitado não apenas o resgate de pacientes dentro do território estadual, mas também ações de cooperação interestadual em casos que exigem resposta rápida e suporte especializado. O Grame atua desde 2021, transportando pacientes que precisam de cuidados em outras unidades hospitalares, dentro e fora do estado. Atualmente, o serviço conta com duas aeronaves disponíveis, uma delas com autonomia de 4h30 de voo.



Paraíba Lucas Ribeiro assina termo de fomento que garante apoio ao Natal Premiado da CDL de Campina Grande
Paraíba Criada em 1928, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba completa 97 anos dia 14 de novembro
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões
Paraíba João Azevêdo participa da abertura do Salão do Artesanato de Brasília e destaca investimentos no segmento paraibano
Paraíba Faces - Fundac realiza terceira edição do Festival de Arte, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação
Paraíba Programa Espaço Cultural comemora Dia do Radialista e toca novos singles Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva